Conheça 8 sistemas operacionais derivados do BSD

Conheça 8 sistemas operacionais derivados do BSD

O BSD (Berkeley Software Distribution) é um sistema operacional derivado do Unix, desenvolvido a partir de 1977, amplamente utilizado hoje em dia, a partir do qual diversos sistemas derivados são ativamente desenvolvidos, 8 dos quais citaremos neste artigo.

Muitos dos sistemas derivados do BSD são projetos de código aberto, que podem ser utilizados por si próprios ou incorporados em outros projetos diversos.

1 – FreeBSD

FreeBSD - Sistema Unix baseado em BSD

Descendente direto do BSD, é um sistema operacional de propósito geral que possui diversas similaridades com o Linux, porém com um sistema de licenciamento diferente e sendo distribuído de forma completa, ou seja, o projeto consiste em um kernel, drivers de dispositivos, documentação e o espaço de usuário (o Linux consiste em um kernel e drivers apenas, sendo que o software de sistema é fornecido por terceiros).

Muito do código do FreeBSD se tornou parte de outros sistemas operacionais, como o Juniper JUNOS (usado em roteadores) e o OS X, da Apple.

O FreeBSD pode ser usado em servidores, possuindo softwares como servidor de e-mail, servidor web, firewall, servidor DNS e FTP.

Além disso, pode ser usado como sistema desktop, bastando para isso instalar uma GUI, como GNOME ou KDE, que estão disponíveis para o sistema. Há uma ampla variedade de softwares disponíveis, e o sistema é relativamente fácil de utilizar.

Website oficial: www.freebsd.org/

Tutorial de Instalação do FreeBSD

2 – GhostBSD

GhostBSD - Sistema baseado em BSD

O GhostBSD é um sistema baseado no FreeBSD, trazendo como ambiente de desktop padrão o MATE, com o ambiente XFCE também disponível.

O objetivo desse projetoé trazer um sistema fácil de instalar e de usar, com uma boa variedade de pacotes de software disponíveis, combinando segurança, privacidade e liberdade.

Website oficial: www.ghostbsd.org/

Tutorial de Instalação do GhostBSD

3 – PC-BSD

PCBSD - Sistema baseado em BSD

Sistema também desenvolvido a partir do FreeBSD, tem como objetivo instalação e uso simplificados, contando com diversas opções de interfaces gráficas, tais como KDE, LXDE, Xfce e MATE, além do Lumina Desktop Environment, desktop totalmente desenvolvido pelo próprio projeto PC-BSD.

O sistema fornece drivers Nvidia e Intel e até mesmo um desktop 3D por meio do KWin, alémd e suportar aplicações para Windows por meio do emulador Wine.

O PC-BSD também suporta o sistema de arquivos ZFS, além de fornecer a opção de criptografia de disco por meio do uso do geli, e pode rodar tanto softwares padrão do FreeBSD quanto softwares escritos para o Linux, além de possuir seu proprio sistema de gerenciamento de pacotes.

Existe uma versão para servidores chamada de TrueOS, com interface de linha de comandos disponível.

Website oficial: www.pcbsd.org/

Tutorial em Vídeo de Instalação do PC-BSD

4 – OpenBSD

OpenBSD - Sistema baseado em BSD

Este sistema é um fork do NetBSD (não é derivado do FreeBSD). Este sistema inclui uma variedade de recursos de segurança que, no geral, estão ausentes ou são opcionais em outros sistemas, e mantém uma política restrita de licenciamento, usando a licença BSD e suas variantes.

O sistema foi portado para uma grande variedade de arquiteturas, incluindo DEC Alpha, x86-64, VAX, SPARC e SPARC64, MIPS64, PowerPC e IA-32, entre outros.

Geralmente o OpenBSD é usado com servidor ou em sistemas de segurança, por exemplo, na construção de firewalls, sistemas de detecção de intrusos e gateways VPN.

Muitos sistemas de segurança proprietários são desenvolvidos com base no OpenBSD.

Também é possível utilizá-lo como sistema desktop, pois ele possui o X Window System, e suporta os ambientes GNOME, KDE e Xfce, com algumas aplicações tradicionais disponíveis também.
O OpenSSH, implementação livre do protocolo SSH, foi desenvolvido originalmente pelo time do projeto OpenBSD.

Website oficial: www.openbsd.org/

 

5 – NetBSD

NetBSD - Sistema baseado em BSD

O NetBSD é um sistema derivado do BSD que foi lançado inicialmente em 1993, sendo um dos primeiros forks do repositório de códigos original do BSD (é baseado no 386BSD).

Seu propósito geral é a clareza do código, design cuidadoso e a portabilidade entre diversas arquiteturas de computadores, podendo ser executado em máquinas dos mais variados tipos, como VAX, IA-32, ALPHA, SPARC, i386-64, e é empregado com frequência em sistemas embarcados, existindo ports para plataformas embarcadas como AMD Geode LX 800, Freescale PowerQUICC, Intel XScale IOP, e outros.

O sistema encontra amplo uso em servidores e aplicações especializadas. Por exemplo, é utilizado nos produtos AirPort Extreme e Time Capsule da Apple (em vez do OS X), e já foi usado em projetos de microgravidade da NASA a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional).

Website oficial: netbsd.org/

 

6 – DragonFly BSD

DragonflyBSD - Sistema operacional baseado em BSD

Sistema livre e de código aberto que foi criado como um fork do FreeBSD, sendo disponibilizado pela primeira vez em 2003.

O DragonFly BSD inclui muitos recursos úteis que o diferenciam dos demais sistemas derivados do BSD, com por exemplo o HAMMER, um sistema de arquivos moderno e de alta performance, além de outras caraterísticas como virtual kernels, symlinks variantes (sensíveis a contexto), o sistema dports (que fornece milhares de aplicações em formatos binário e código-fonte), DMA (DragonFly Mail Agent) e muitas outras.

Está disponível apenas em versão de 64 bits para download.

Website oficial: www.dragonflybsd.org/

Tutorial de Instalação do DragonFly BSD

7 – Darwin

Darwin - Sistema baseado em BSD

Sistema operacional de código aberto lançado pela Apple no ano 2000. Esse sistema é composto por código desenvolvido pela Apple, assim como código derivado do NeXTSTEP, BSD e outros projetos (o próprio NeXTSTEP também possui código derivado do BSD).

O sistema Darwin forma o conjunto principal de componentes sobre os quais os sistemas OS X e iOS são baseados.

O Darwin deu origem a diversos outros projetos, como o OpenDarwin (descontinuado) e PureDarwin.

Website do projeto PureDarwin: www.puredarwin.org/

 

8 – MidnightBSD

MidnightBSD - Sistema baseado em BSD

Sistema livre orientado a desktop, baseado no FreeBSD 6.1. Ele agrega características da interface gráfica do NeXTSTEP de forma ampla, e pode ser executado em plataforma x86 e AMD64.

Seu propósito princiapl é o uso em desktops, e para isso inclui diversas aplicações disponíveis, como clientes de email, navegador de Internet, processador de textos, jogos, e outras. Muitos recursos úteis foram importados de outros sistemas BSD também, como o DragonFly, OpenBSD e NetBSD.

O MidnightBSD inclui o sistema de arquivos ZFS, journaling UFS2, SSD TRIM, Perl, OpenSSH e outros recursos importantes.

Website oficial: www.midnightbsd.org/

 

Bônus – Sistemas Especializados:

1 – pfSense

Tela do pfSense - FreeBSD

O pfSense é um sistema open source baseado no FreeBSD, cujo propósito é ser usado na implementação de firewall ou roteador de uma rede.

Ele traz diversos recursos de segurança avançados para sua implementação de firewall, geralmente encontrados em sistemas comerciais de alto custo, além de possuir uma grande quantidade de pacotes adicionais que podem ser instalados para expandir suas funcionalidades.

O pfSense surgiu como um fork de um projeto denominado m0n0wall, em 2004.

Site do projeto: www.pfsense.org

Tutorial em Vídeo de Instalação do pfSense

2 – FreeNAS

Sistema BSD FreeNAS

O FreeNAS é sistema Open Source cuja finalidade é a construção de um servidor de arquivos em rede, possuindo suporte a vários protocolos e tecnologias de armazenamento e compartilhamento de arquivos, tais como CIFS, rsync, NFS, FTP e iSCSI, além de suportar RAID, VLANs, SNMP e diversos sistemas de backup de dados, entre muitas outras tecnologias.

É baseado no FreeBSD e suporta o sistema de arquivos OpenZFS, sendo licenciado nos termos da licenca BSD, podendo ser executado em hardware comum (x86-64).

Suporta clientes Windows, OS X e inúmeras variantes do Unix (como o Linux), além de poder ser virtualizado em plataformas como XenServer e VMware.

Página do projeto: www.freenas.org

Tutorial em Vídeo de Instalação do FreeNAS

Sobre Fábio dos Reis (1339 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

2 Comentários em Conheça 8 sistemas operacionais derivados do BSD

  1. Izaquiel Melo // 07/12/2018 em 13:01 // Responder

    Parabéns mestre pelo tutorial.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*