Escopos de Redes – Curso de Redes de Computadores

Escopos de Redes

O Escopo de uma Rede refere-se ao seu tamanho ou alcance geográfico. O tamanho de uma rede pode variar de apenas alguns poucos metros, ligando periféricos a um computador, a milhares de computadores conectados através de longas distâncias. Existem diversos escopos de redes distintos, e os principais tipos de redes quanto ao escopo podem ser:

  • LAN
  • MAN
  • WAN
  • PAN

LAN – Local Area Network

Rede de Área Local, ou simplesmente Rede Local, geralmente está localizada em um edifício, escritório, câmpus ou até mesmo em sua residência, possui conectividade em alta velocidade e sua característica principal é ser uma rede privativa, ou seja, alguém (pessoa ou organização) controla essa rede e o acesso a ela, em uma área geográfica limitada.

As principais tecnologias para redes LAN são a Ethernet e IEEE 801.11 (WLAN – rede wireless local), e este é um dos escopos de redes mais populares e comuns, justamente por conta de sua aplicação, fazendo uso de switches de rede, access points ou mesmo hubs para conexão entre os pontos da rede.

Escopo de Rede Local - LAN

Escopo de Rede Local – LAN

MAN – Metropolitan Area Network

Rede de Área Metropolitana, é um escopo de rede intermediário entre uma LAN e uma WAN, tratando-se de uma rede localizada em uma área geográfica confinada e bem definida, de tamanho médio, como por exemplo em um município ou região metropolitana. Uma das tecnologias mais utilizadas em redes MAN é conhecida como Metro Ethernet, mas historicamente houveram diversas topologias específicas utilizadas na construção de redes metropolitanas.

Escopo de Rede Metropolitana - MAN

Escopo de Rede Metropolitana – MAN

WAN – Wide Area Network

Rede de Área Ampla. Em uma WAN a comunicação se dá em uma distância relativamente longa. Geralmente podemos usar uma WAN para conectar uma LAN em um local a outra LAN em um local remoto, que pode estar localizada em um prédio vizinho ou do outro lado do planeta.

Usamos serviços de terceiros para realizar a comunicação via WAN, como por exemplo os provedores de Internet, a qual nada mais é que um grande conjunto de WANs interconectadas formando uma grande WAN mundial.

Uma WAN pode utilizar diversas tecnologias de acesso e transmissão de dados, como por exemplo MPLS, conexões via cabos submarinos, via satélite, entre outras, e faz uso extensivo de roteadores.

As redes WAN são muitas vezes representadas por uma nuvem em diagramas de rede, simbolizando a complexidade das conexões entre seus elementos internos.

Rede WAN

Rede WAN

PAN – Personal Area Network

Rede de Área Pessoal, é um escopo de rede que remete a equipamentos conectados a um computador, sendo considerada uma espécie de rede privada, e consistindo em elementos que se conectam a uma máquina usando tecnologias variadas, como cabos USB, Bluetooth, IR (Infra-Vermelho), NFC (Near Field Communication) conectando mouses, teclados, HDs externos, fones de ouvido wireless, celulares, etc., e sua principal característica é o espaço geográfico extremamente limitado da rede – geralmente alguns poucos metros, de acordo com o alcance dos cabos ou potência dos sinais de RF utilizados.

Personal Area Network - PAN

Personal Area Network – PAN

 

Além dos escopos citados no artigo, existem outras classificações de redes, menos utilizadas, como os escopos CAN, GAN, HAN e SAN, entre outras, que não abordaremos neste artigo.

Próximo: Topologias de Redes

Quer aprender tudo sobre Redes de Computadores? Minha dica é o livro Redes de Computadores – 2ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na capa do livro a seguir:Curso de Redes de Computadores - Gabriel Torres

 

Sobre Fábio dos Reis (1364 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Escopos de Redes – Curso de Redes de Computadores

  1. Arthur da Silva Marques // 07/06/2019 em 7:47 // Responder

    Gostaria das referencias desse artigo, por gentileza

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Qual a diferença entre Wireless, Wi-Fi, WiMAX e WLAN? - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*