Curso de MySQL – Instalação do MySQL Server no Linux Ubuntu

MySQL Server

O MySQL é um SGBDR (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) usado por milhares de empresas, grandes e pequenas. Nesta lição vamos mostrar como instalar o MySQL Server (e o Client) no Linux.

O MySQL é distribuído sob uma licença open-source, e pode ser usado livremente sem qualquer implicação. Foi criado em 1995 por uma empresa Sueca chamada MySQL AB, fundada por David Axmark, Allan Larsson e Michael Widenius. Curiosidade, o banco de dados leva nome da filha de Widenius, que se chama My.

MySQL Logo

MySQL Logo

Ele usa uma forma padrão da linguagem SQL, foi escrito em C/C++ e pode ser executado em muitos sistemas operacionais diferentes, como Windows, OS X, FreeBSD, Solaris e Linux, além de ser compatível com muitas linguagens, como PHP, JAVA, Python, entre outras.

Suporta grandes bancos de dados, com até 256 TB de tamanho (isso depende do tipo de sistema de arquivos utilizado).

O MySQL é mantido atualmente pela Oracle. Muitas aplicações usam o MySQL, como por exemplo o WordPress, Joomla, Drupal, assim como grandes empresas o empregam em seus sistemas, como NASA, Lufthansa, Ebay, Twitter, Wikipedia, Facebook, Bradesco e Youtube, além de muitas outras.

A instalação do MySQL Server (e também do componente cliente, o MySQL Client) no Linux Ubuntu é muito simples. Siga os passos abaixo para realizá-la (os comandos funcionam em qualquer distribuição Linux derivada do Debian GNU/Linux):

1 – Abra um terminal e atualize a lista de pacotes do sistema:

$ sudo apt-get update

2 – Com o comando a seguir, faça a instalação do servidor e do cliente MySQL de uma vez:

$ sudo apt-get install mysql-server mysql-client

3 – Verifique se o serviço do MySQL está em execução:

$ sudo service mysql status
 

É isso aí! O MySQL foi instalado com sucesso em seu sistema Linux Ubuntu. Caso prefira, você pode assistir agora a um vídeo sobre a instalação do sistema no Linux  abaixo:

Página inicial do curso

Próximo: Instalação do MySQL Workbench (GUI) no Linux

Sobre Fábio dos Reis (1312 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

13 Comentários em Curso de MySQL – Instalação do MySQL Server no Linux Ubuntu

  1. Obrigado José!!!!!!

  2. Fábio, boa tarde.

    PARABÉNS pelo belíssimo trabalho que vem fazendo, compartilhar conhecimento é um dos maiores legados que o ser humano pode deixar.

    Abraço

    Anderson

  3. Fábio suas aulas são top!

  4. euber oliveira da silva // 15/01/2016 em 11:58 // Responder

    Parabéns Fábio! gostaria muito saber programar, criar programas, aplicativos pra melhorar meu ambiente de trabalho (PMBA) mas, apesar de gostar muito de informática, não sei programar, sou técnico de hardware, manutenção e redes. Gostaria muito saber programar e criar banco de dados, mas não sei por onde começo a estudar pra dar o primeiro passo, por onde começo meu amigo? me ajude com esta demanda

    • Olá Euber! Programar é extremamente inportante para quem trabalha ocm TI, e permite que você cresça profissionalmente com relativa facilidade. Eu recomendo que você comece acompanhando a série de vídeos de Lógica de Programação do nosso canal do YouTUbe, que pode ser acessada a partir do link a seguir:

      https://www.youtube.com/playlist?list=PLucm8g_ezqNpYL-z-lutCuBplhx9aqkdd

      E após estudar todo esse material, sugiro escolher uma linguagem, que vai depender do que você quer fazer – programação para Desktop, Web, Sistemas Embarcados, Móveis, etc.
      Se precisar de mais orientações, é só escrever!
      Abraço!

  5. Jorge Luiz // 06/04/2016 em 15:09 // Responder

    Parabens. Otima video aula,aprendendo muito com voce. Boa explicação facil atendimento

  6. Você não disponibiliza os slides não?

  7. Euclides Amadeu // 13/03/2018 em 14:28 // Responder

    Mestre Fabio dos Reis muito obrigado por amar o próximo compartilhando os teus conhecimentos com o mundo. Sou Angolano e ESTUDANTE de TECNOLOGIA. treinando com a BÓSON tem sido uma mas valia pra mi, aprendo muito contigo MESTRE.

    OBRIGADO.!!!!

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Curso de MySQL - Instalação do MySQL Workbench (GUI) no Linux Ubuntu
  2. Instalando o SGBD MySQL Community Server no Mac OS X

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*