O que é a PRAM / NVRAM em computadores Mac

O que é a PRAM / NVRAM?

Computador Apple iMac

A PRAM, sigla que significa Parameter RAM, é uma pequena quantidade de memória presente em computadores Mac da Apple que armazena informações sobre configurações específicas do computador.

Em máquinas mais recentes temos a NVRAM (Non-Volatile RAM), que executa exatamente a mesma função. Na prática, usamos os termos de forma intercambiável.

Algumas das informações armazenadas na PRAM são listadas a seguir:

  • Caches de disco
  • Discos de RAM
  • Memória Virtual
  • Informações sobre o vídeo, como taxa de atualização, resolução de tela, número de cores
  • Volume de áudio
  • Fuso horário do sistema
  • Informações sobre Kernel Panic
  • Fontes padrão do sistema
  • Aceleração de mouse e trackpad

e mais algumas outras.

Porque é importante conhecer a PRAM?

Diversos problemas podem ser solucionados no Mac efetuando-se um reset na PRAM ou NVRAM – ou seja, apagando seu conteúdo. Após limpar a PRAM você deverá realizar algumas reconfigurações no sistema, como o fuso horário, por exemplo.

O reset da PRAM / NVRAM deve ser realizado quando houver algum problema relacionado aos itens citados na listagem anterior, como por exemplo quando o áudio do sistema simplesmente “desaparece”, sem motivo aparente, ou quando a resolução da tela se torna incorreta e não se pode alterá-la da maneira convencional.

Como resetar a PRAM ou NVRAM

Simplesmente desligar o computador não apaga o conteúdo da PRAM, pois seu conteúdo é mantido por uma bateria presente na placa lógica do Mac.

Para resetar a PRAM em seu Mac, processo conhecido como “Zap na PRAM“, reinicie a máquina e pressione imediatamente a combinação de teclas:

Command + Option + P + R

Segure as teclas até que o Mac emita um bip e reinicie automaticamente de novo, o que indica que a PRAM foi apagada com sucesso.

Neste ponto é possível que o problema tenha sido resolvido. Reconfigure o que for necessário. caso o problema ainda persista, consulte um técnico especializado ou o manual de serviço do computador.

Resetando a NVRAM via Terminal

Também é possível apagar o conteúdo da PRAM / NVRAM emitindo um comando no terminal do OS X. Para isso, abra o terminal (com permissões de administrador), e execute o comando a seguir:

nvram -c

Também é possível resolver alguns problemas em um Mac redefinindo o Controlador de Gestão do Sistema (SMC). Falaremos sobre isso no próximo tutorial.

Mais informações sobre o processo de reset da NVRAM podem ser obtidas na página de suporte da Apple.

Sobre Fábio dos Reis (1360 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em O que é a PRAM / NVRAM em computadores Mac

  1. Muito Bom Obrigado!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Resetando o SMC - System Management Controller em um Mac - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*