Fedora 22 Linux – Instalação do Sistema Operacional

Fedora 22 Linux – Instalação do Sistema Operacional

Vamos proceder à instalação do Fedora 22 Workstation neste artigo. Já detalhamos as novidades da distribuição em outro artigo, e agora iremos instalá-la para testar.

Primeiramente, baixe a imagem iso para gravação em um DVD (ou instalação em uma máquina virtual) no site oficial do Fedora Linux.

Caso prefira, pode usar os links abaixo para download direto dos isos:

Workstation 64 bits

Workstation 32 bits

Após queimar a imagem em um DVD ou anexá-la a uma máquina virtual, vamos proceder á instalação.

Instalando o Linux Fedora 22

Inicie  computador com  DVD no drive. Será apresentada a tela a seguir, com as opções Start Fedora Live e Troubleshooting. Selecione a primeira opção e pressione Enter no teclado:

Fedora 22 - Instalar 01

Será perguntado a seguir se deseja experimenta o Fedora iniciando o sistema Live ou se deseja instalá-lo no disco rígido. Para a instalação, clique no item Install to Hard Drive.

Fedora 22 - Instalar 02

A tela seguinte é a de boas-vindas do instalador. Selecione o idioma desejado e clique em Continuar.

Fedora 22 - Instalar 03

Agora você tem acesso á tela Resumo da Instalação. Veja que o teclado, data e hora e configurações de rede já foram detectados automaticamente, mas o destino da instalação (disco rígido) precisa de configuração adicional. Clique em Destino da Instalação para configurarmos o particionamento e formatação dos discos:

Fedora 22 - Instalar 04

Verifique se seu disco rígido foi selecionado corretamente e se está marcado (“ticado”). Clique então no botão Finalizado no canto superior direito da tela. É possível configurar manualmente o particionamento se você quiser, e também marcar uma opção para criptografar o conteúdo do disco. Deixarei as opções padrão:

Fedora 22 - Instalar 05

Voltamos á tela Resumo da Instalação. Agora está tudo configurado corretamente – veja que nenhum item tem o triângulo amarelo com exclamação indicativo de pendências:

Fedora 22 - Instalar 06

Clique no botão Iniciar a Instalação para prosseguir.

Fedora 22 - Instalar 07

Enquanto o sistema é instalado, você deve configurar a senha de root e criar um usuário para o sistema. Clique no item Senha de Root para criar uma senha para o usuário administrador:

Fedora 22 - Instalar 08

Digite e confirme a senha desejada para o usuário root:

Fedora 22 - Instalar 09

Agora clique no item Criação de Usuário para criar um novo usuário para o sistema:

Fedora 22 - Instalar 10

Preencha os dados conforme o desejado. Deixe marcada a opção Require a password to use this account para máxima segurança:

Fedora 22 - Instalar 11

Agora é só aguardar enquanto o Fedora 22 é instalado!

Fedora 22 - Instalar 12

Após o término da instalação, clique no botão Sair para encerrar o instalador:

Fedora 22 - Instalar 13

Clique no menu superior do lado direito da tela para reiniciar o sistema, e então clique no botão desligar (botão do lado inferior direito do menu)

Fedora 22 - Instalar 14

Selecione Restart para reiniciar o sistema. Não se esqueça de retirar o DVD do drive (ou desconectar a imagem iso da máquina virtual se estiver usando o Virtualbox ou o VMware Workstation):

Fedora 22 - Instalar 15

Após reiniciar o sistema, veja a tela do menu do GRUB. Selecione a primeira opção e pressione Enter para dar boot no Fedora 22:

Fedora 22 - Instalar 16

Após a inicialização, você terá acesso á tela do gerenciador de sessão. Clique no nome do seu usuário para efetuar logon:

Fedora 22 - Instalar 17

E então digite sua senha. Clique no botão Entrar na sequência:

Fedora 22 - Instalar 18

Você será apresentado a uma tela de boas-vindas ao iniciar o sistema pela primeira vez. verifique se seu idioma está correto e clique em Próximo

Fedora 22 - Instalar 19

Agora verifique se seu teclado foi configurado corretamente e clique em Próximo novamente:

Fedora 22 - Instalar 20

Na tela de Privacidade você pode ajustar se quer usar os Serviços de Localização e enviar relatórios automaticamente com o item Relatório automático de problemas. Deixarei as duas opções ativadas. Clique em Próximo.

Fedora 22 - Instalar 21

Na tela seguinte você pode conectar suas contas online do Google, ownCloud, Windows Live e Facebook, se assim o desejar. Ou então, simplesmente clique no botão Ignorar (você ainda poderá conectar essas contas posteriormente se precisar).

Fedora 22 - Instalar 22

Tudo Pronto! Clique no botão Comece a usar Fedora para encerrar essas configurações iniciais.

Fedora 22 - Instalar 23

Será aberta uma tela de Primeiros Passos, onde você poderá obter informações sobre como usar o Fedora, incluindo alguns vídeos explicativos. Para sair dessa tela, basta clicarem fechar (“x” no canto superior direito da tela):

Fedora 22 - Instalar 24

E aí está, a área de trabalho do Linux Fedora 22 com o GNOME 3.16!

Fedora 22 - Instalar 25

Para começar a usar o Fedora 22, clique no menu Atividades, que abrirá  a barra lateral  e a caixa de pesquisa do GNOME:

Fedora 22 - Instalar 26

Clique no botão Mostrar Aplicativos na barra lateral para ter acesso aos aplicativos instalados no sistema.

Fedora 22 - Instalar 27 - GNOME

É isso aí! Linux Fedora 22 instalado com sucesso em seu computador! No próximo artigo vamos detalhar o que pode ser feito após essa instalação para personalizar e proteger seu sistema.

Enquanto isso, você pode assistir ao vídeo da instalação e análise do Linux Fedora a seguir:

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

2 Comentários em Fedora 22 Linux – Instalação do Sistema Operacional

  1. Adão Seque // 02/07/2015 em 12:56 // Responder

    Boa Tarde!! Caro Fábio do Reis, informo que estou com um problema apos o processo de instalação do Linux Fedora 22. ao termino da instalação surge uma mensagem no processo de boot: a start job is running for wait for plymouth boot screen to quit. dai ja não arranca, gostaria saber se tem uma solução para este caso ?????

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*