Instalação do Ubuntu 16.04 Linux Xenial Xerus

Ubuntu 16.04 Linux “Xenial Xerus” – Instalação

O Linux Ubuntu, a distribuição mais popular derivada do Debian, é desenvolvido pela empresa britânica com sede em Londres Canonical Ltd., fundada pelo empreendedor sul-africano Mark Shuttleworth (fundador da empresa de segurança digital Thawte).

A palavra “Ubuntu” vem do idioma zulu, um dos idiomas oficiais na África do Sul e outros países africanos, e significa, em tradução livre, algo como “humanidade para todos”.

O Ubuntu tem por objetivo ser uma distribuição Linux atual, com muitos recursos e simples de usar, sempre atualizada em intervalos regulares.
Baseado no Debian GNU/Linux, utiliza, no geral, as mesmas ferramentas para distribuição de software, porém os pacotes de software do Debian e do Ubuntu não são necessariamente sempre compatíveis entre si.

Novas versões do Ubuntu são lançadas (atualizadas) em um ciclo de seis meses, e a cada dois anos é lançada uma versão LTS (Long Term Support), para a qual a Canonical promete cinco anos de atualizações garantidas.

A versão mais atual do Ubuntu é a 16.04, codinome “Xenial Xerus“, lançada em 21 de abril de 2016, a qual é uma versão LTS, com atualizações garantidas até abril de 2021. Essa versão trouxe uma série de melhorias e muitas novidades que devem tornar o sistema ainda mais estável e fácil de usar. Vamos, neste artigo, mostrar como efetuar a instalação da versão desktop do sistema, que é um processo bastante rápido e simples.

Baixando o sistema

O primeiro passo é baixar a imagem iso de instalação do sistema, a partir do site oficial http://www.ubuntu.com/download/desktop.

Verifique os requisitos de instalação do sistema, que são os seguintes:

  • Processador dual core de 2 GHz ou superior
  • 2 GB de memória RAM
  • 25 GB de espaço livre em HD (ou SSD)
  • Drive de DVD ou porta USB para dar boot na mídia de instalação
  • Recomendável acesso á Internet para atualizações de pacotes.

Instalando o sistema

Após baixar o Ubuntu 16.04, siga os passos a seguir para efetuar sua instalação:

1 – Após inserir o DVD no drive, reinicie o computador e efetue boot pela mídia:

01-ubuntu-linux-min

2 – Você verá a tela de boas-vindas do instalador. Selecione o idioma desejado na lista à esquerda (Português do Brasil, em meu caso), e clique no botão “Instalar o Ubuntu”, do lao direito da tela:

02-ubuntu-linux-min

Na tela seguinte, você pode marcar as caixas “Download updates while installing Ubuntu” para que as atualizações sejam baixadas enquanto o sistema é instalado, e “Install third-party software for graphics and Wi-Fi hardware, Flash, MP3 and other media” para que pacotes de drivers de terceiros para vídeo, rede sem fio, flash e MP3 sejam baixados também. Clique então no botão “Continuar” para prosseguir com a instalação:

03-ubuntu-linux-min

Na tela seguinte escolha o tipo de instalação. A opção padrão, que serve para a maioria dos usuários, é “Apagar disco e reinstalar o Ubuntu“. Caso queira usar LVM ou criptografar o disco, marque a opção desejada, e então clique no botão “Instalar agora“:

04-ubuntu-linux-min

Na tela de confirmação, verifique se as partições a serem criadas estão listadas como desejado. Se você deixou marcada a opção padrão na tela anterior, devem estar listadas duas partições: uma a ser formatada com o sistema de arquivos ext4 e a outra como swap. Clique em “Continuar” para prosseguir:

05-ubuntu-linux-min

Agora você deve ajustar o fuso horário do sistema. Clique no mapa sobre o local onde você se encontra, e então clique em “Continuar“:

06-ubuntu-linux-min

Na próxima tela escolha o layout de seu teclado. O meu é “Português (Brasil)“. Clique em “Continuar“:

07-ubuntu-linux-min

Na tela seguinte você irá criar sue usuário. Preencha os campos como requerido, e escolha uma senha forte, de preferência misturando letras, números e símbolos. Eu prefiro sempre deixar marcada a opção “Solicitar minha senha para entrar” para tornar o sistema mais seguro. Clique em “Continuar“:

08-ubuntu-linux-min

E agora, aguarde enquanto o sistema Ubuntu 16.04 é instalado. O processo deve levar apenas alguns minutos:

09-ubuntu-linux-min

Após o término do processo de instalação, clique no botão “Reiniciar agora” para dar boot no novo sistema instalado. Não se esqueça de retirar o DVD do drive:

10-ubuntu-linux-min

Eis a tela do gerenciador de sessão. Digite sua senha para efetuar logon no sistema recém-instalado:

11-ubuntu-linux-min

Pronto! Seu sistema Ubuntu 16.04 Linux foi instalado com sucesso! Agora é começar a explorar e utilizar o sistema.

12-ubuntu-linux-min

Aproveite para conhecer as novidades do Ubuntu 16.04 Linux agora, e experimente a novidade mais falada da versão, que é a possibilidade de mover a barra do lançador para a parte inferior da tela.

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Instalação do Ubuntu 16.04 Linux Xenial Xerus

  1. Bom dia Professor Fabio,

    Gostaria de ver aqui um curso completo de Ubuntu Server.

    O que o Sr acha?

    Minha sugestão é criar um ambiente onde se tenha um Servidor Firewall, Um servidor DHCP e DNS, um servidor de arquivos co SAMBA, e usando o Webmin para gerenciar o AD. Sem a uso de máquinas com Windows ou RSAT.

    Acredito que seria muito fácil e rápido para o Senhor.

    Bom, é isso.

    Muito obrigado

    Um grande abraço

    Mauro Santos

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*