Elementos, Tags e Atributos em HTML

Tags, Elementos e Atributos em HTML

Neste tutorial vamos abordar o conceito de Elementos em HTML, assim como introduzir as tags e seus atributos em HTML.

Tags

Tags são símbolos codificados que separam uma parte de conteúdo da outra, além de informar ao navegador com qual tipo de conteúdo ele está lidando. Os navegadores Web interpretam as tags dentro do documento html e exibem a página de acordo com os tipos utilizados. Em HTML as tags são envolvidas pelos símbolos < e > para distingui-las do texto comum do documento. Por exemplo, temos a seguir uma tag típica que determina o título de uma página, o qual aparece na barra de título do navegador:
<title>
Em HTML as tags não são case-sensitive, ou seja, não existe a diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. Porém, é recomendável que se siga um estilo comum ao escrever tags em um documento, para efeitos de clareza de código, como por exemplo sempre escrever as tags em letras minúsculas - que é o padrão que adoto nestes tutoriais. A maioria das tags vem em pares: uma tag inicia um item de conteúdo da página (tag de início), e outra tag marca o fim desse conteúdo (tag de fechamento). No exemplo anterior, a tag de fechamento é a seguinte:
</title>
O caractere / define a tag de fechamento. Desta forma, poderíamos definir o título de uma página web assim:
<title>Bóson Treinamentos em Tecnologia</title>

Elementos

O conjunto apresentado na seção anterior compõe um Elemento, que é o bloco básico de construção de documentos html. Um elemento é composto pelas tags de início e fim, mais seu conteúdo, que é o texto contido entre as tags. Alguns elementos não necessitam da tag de fechamento, e não possuem conteúdo, como por exemplo a tag <br>, que marca uma quebra de linha em um documento. Esse elemento também pode ser representado como <br />, sendo essa representação opcional atualmente. Damos a esse tipo de elemento o nome de Elemento Vazio.

Atributos

A tag de início de um elemento html pode possuir atributos que fornecem mais informações sobre o elemento, como propriedades específicas ou formatação a ser aplicada sobre ele. Um atributo consiste em um nome de atributo seguido de um valor de atributo, ligados por um sinal de igual (=), como no exemplo:
<th class="cabeçalho">Produto</th>
Neste exemplo a tag <th>, que define um cabeçalho de uma tabela, possui um atributo class cujo valor é igual a "cabeçalho", o que permite a aplicação de estilos de formatação diferenciados a esse elemento. O valor de um atributo deve, preferencialmente, ser declarado entre aspas, mesmo que alguns atributos não o exijam. Um elemento pode ter mais de um atributo, ou pode simplesmente não usar atributo algum. A partir do próximo tutorial vamos iniciar o estudo dos elementos html individuais, incluindo seus principais atributos.
Sobre Fábio dos Reis (1118 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*