Módulo de fonte para matriz de contatos YwRobot MB102 – Análise

Análise do Módulo de fonte para matriz de contatos YwRobot

Módulo de fonte YWRobot MB102

O módulo MB102 é um módulo de fonte de alimentação para matriz de contatos fabricado pela empresa YwRobot, na China. Ele é capaz de fornecer duas linhas de alimentação, de 5V e 3,3V, e possui um conector USB para saída de tensão, assim como um conector de entrada para adaptador de energia.

Trata-se de um modelo de fonte não ajustável, que fornece duas linhas de 5V ou 3,3V por meio da configuração de jumpers na placa. Isso é mais do que suficiente para inúmeras aplicações, como por exemplo alimentar circuitos controlados por um Arduino ou Raspberry Pi, entre outros.

De acordo com as instruções de operação do módulo, ele deve ser alimentado com uma tensão de entrada entre 6,5 e 12V, e fornece em sua saída uma corrente máxima de 700mA, usando reguladores de tensão AMS1117.

Os Reguladores de Tensão AMS1117

O AMS1117 é uma série de  reguladores de tensão fabricados pela Advanced Monolithic Systems. No módulo existem dois desses reguladores: um para fornecer a tensão de 3,3V e o outro para a linha de 5V, ambos em encapsulamento SOT-223.

De acordo com o manual (datasheet), esses circuitos integrados podem fornecer corrente de até 1A, e suportam tensão de entrada de até 15V.

O datasheet também informa que o AMS1117 possui proteção interna contra curto-circuito, por meio de um circuito de limitação de potência. Também possui um circuito de proteção contra sobrecarga térmica, que desliga o regulador quando a temperatura de junção alcança cerca de 165ºC. Sua temperatura de operação máxima na junção é de 125ºC.

Regulador de Tensão AMS1117 3.3V

Regulador de Tensão AMS1117 de 3.3V

A seguir temos a vista inferior da placa, mostrando os pinos para encaixe em uma matriz de contatos de tamanho médio ou grande (half ou full):

Vista inferior do módulo de fonte para matriz de contatos YwRobot

Vista inferior do módulo de fonte para matriz de contatos YwRobot

Especificações do Módulo MB-102

  • Chave liga / desliga
  • LED indicador de operação
  • Tensão de entrada: de 6,5V a 12V (DC) ou via USB
  • Tensão de saída: 3,3V ou 5V (DC), ajustadas por jumper.
  • Corrente máxima de saída: 700mA
  • Dimensões: 5,3cm x 3,5cm

O ajuste de tensão de saída é feito por meio de um conjunto de jumpers no módulo, que, de acordo com sua posição, permitem fornecer 5V ou 3.3V.

Usando o módulo - teste

Para testar o módulo, eu o utilizei em alguns projetos envolvendo Arduino e motores DC. Como os motores DC, no geral, drenam muita corrente, não podem ser alimentados diretamente pela corrente fornecida pelos pinos do Arduino. Assim, usei esse módulo para alimentar um motor, que por sua vez era acionado pelo microcontrolador, via transistor.

Módulo YWRobot MB102 conectado a uma matriz de contatos

Módulo YWRobot MB102 conectado a uma matriz de contatos

O projeto completo do acionamento de motor DC pode ser lido aqui.

Para usar o módulo, ajustamos o jumper de acordo com a tensão desejada (5V no caso), conectamos uma fonte de alimentação externa a ele, entre 6,5 e 12V, e pressionamos o botão liga/desliga. Um LED indica se o módulo está ligado ou não.

O módulo suportou bem a demanda de corrente do motor, alimentando-o com a tensão de 5V. Mesmo após vários minutos de operação, os chips não se aqueceram, denotando um possível durabilidade com boa qualidade. Lembrando que a corrente máxima de saída do módulo é de 700mA, portanto, cuidado ao conectar uma carga a ele, pois não deve exceder esse limite de corrente.

Onde encontrar o módulo YWRobot

Esse módulo em particular foi comprado em um site chinês de venda de produtos diversos (Ali Express), e pode ser encontrado com facilidade também em outros e-commerces, como Deal Extreme (DX) e Ebay, entre outros.

Seu preço, quando este artigo foi escrito, girava entre R$ 3,00 e R$ 4,00 a unidade, com frete grátis quando comprado em lotes de 5 ou mais.

A empresa também fabrica outros tipos de componentes, como módulos LCD seriais e módulos de LEDs coloridos, entre outros produtos.

Veredito: Módulo recomendado pela facilidade e praticidade que traz na construção de projetos envolvendo matrizes de contatos.

 

Sobre Fábio dos Reis (1158 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*