Curso de Eletrônica – Condutância Elétrica

Condutância Elétrica

Definimos a condutância de um condutor como sendo o inverso de sua resistência elétrica. Simbolizamos a condutância com a letra G. Desta forma, se R é a resistência e G é a condutância de um condutor qualquer submetido a uma tensão elétrica V e atravessado por uma corrente elétrica I, temos que:

Condutância Elétrica

A resistência indica a oposição de um material condutor à passagem da corrente elétrica, e a condutância, inversamente, indica a facilidade com a qual o condutor deixa fluir a corrente elétrica.

Unidade de medida

A unidade de medida da condutância no S.I. é o siemens, abreviado pela letra S, em homenagem ao inventor alemão Werner von Siemens . Quanto maior o valor em siemens de um condutor, melhor ele conduz a corrente elétrica, pois mais baixa é sua resistência elétrica.

A condutância de um condutor (assim como a resistência) depende de alguns fatores, como o formato físico do condutor (geometria), o material de que ele é feito e a temperatura do condutor, entre outras..

Vejamos um exemplo de cálculo:

Exemplo 01: Dado um elemento condutor cuja resistência é de 125 Ω, calcule sua condutância.
G = 1/R = 1/125 = 0,008 S

O que acontece se um condutor tiver uma condutância infinita? Neste caso, sua resistência será igual a zero, pois:

Condutância Infinita - Supercondutor

E teremos então um material Supercondutor, um tipo de material muito especial, no qual não há aquecimento joule e, portanto, não há perda de energia por dissipação de calor.

Observação: Não devemos confundir a condutância elétrica com a condutividade de um material, que é característica específica de cada material, e é o oposto da resistividade. Podemos calcular a condutância com base na condutividade, de acordo com a fórmula abaixo:

Condutância calculada a partir da condutividade elétrica

onde a condutância G equivale ao produto da condutividade σ pela área A da seção transversal do condutor, dividida pelo comprimento l. Essa é uma relação similar à existente entre a resistência elétrica e a resistividade de um material condutor. Vamos estudar esses conceitos nas próximas lições de nosso curso de eletrônica.

Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1278 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Curso de Eletrônica - Resistividade e Condutividade Elétricas

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*