Backup de arquivos e pastas no Windows Server 2012

Backup de arquivos e pastas no Windows Server 2012

O Backup é um recurso muito importante do Windows Server 2012 que não é instalado por padrão no sistema, devendo ser instalado e configurado manualmente após a instalação da função do Active Directory Domain Services.

Antes de instalar o serviço de backup no servidor, certifique-se de ter uma infraestrutura física para backups presente em sua rede. Recomenda-se realizar backups em unidades de disco externas ou em pastas de rede em um servidor separado para esse fim.

Os backups podem ser realizados de diversas maneiras, sendo as duas mais comuns:

  • Pasta de rede
  • Disco local externo

Realizando um Backup com o Windows Server 2012

Para efetuar um backup usando o Windows Server, clique no menu Ferramentas na janela do Gerenciador do Servidor, e escolha a opção Backup do Windows Server:

01-backup-windows-server-2012

Note que o serviço de Backup deve ter sido previamente instalado para que possa ser utilizado, pois não o é por padrão.

Após abrir o Console de gerenciamento de Backup do Windows Server (Wbadmin), clique no item Backup único no Painel de Ações, do lado direito da tela:

Console de gerenciamento de backups no Windows Server

Será aberto o Assistente de Backup Único. Na tela Opções de backup, escolha a opção Opções diferentes para que possamos especificar os itens que farão parte de nosso backup. Clique no botão Avançar para prosseguir:

Opções de Backup no Windows Server

Na tela Selecionar Configuração de Backup escolha o item Personalizar, pois vamos efetuar backup de arquivos e pastas selecionados, e não do servidor todo. Clique em Avançar.

Selecionar Configuração de Backup no Windows Server 2012

Na tela seguinte, Selecionar Itens para Backup, clique no botão Adicionar Itens para que possamos escolher os itens que farão parte do backup:

Selecionar Itens para Backup no Windows Server 2012

Na janela Selecionar Itens, navegue pelas pastas do servidor e selecione os itens que farão parte do backup. Em nosso exemplo, vou selecionar a pasta de perfis de usuários, Users no disco local (C:). Após selecionar os itens desejados, clique no botão OK para retornar à tela de seleção de itens:

Selecionar Itens para Backup no Windows Server 2012

Após selecionar os itens desejados, clique no botão Avançar na tela Selecionar Itens para Backup:

Selecionar Itens para Backup no Windows Server 2012

Na tela Especificar Tipo de Destino vamos escolher o local onde o backup será realizado. As opções disponíveis são Unidades locais e Pasta compartilhada na rede.

Vamos utilizar uma unidade de disco conectada ao servidor. Selecione então a opção Unidades locais, e clique no botão Avançar:

Especificar tipo de destino para Backup no Windows Server 2012

Na tela Selecione o destino de backup vamos selecionar o volume onde o backup será gravado. No caso, será o volume Backup (N:). Clique então no botão Avançar:

Especificar tipo de destino para Backup no Windows Server 2012

Na tela de Confirmação, verifique se os itens a serem copiados estão corretos, e então clique no botão Backup para iniciar o procedimento:

Confirmar Backup no Windows Server 2012

Aguarde enquanto o backup é realizado. Você pode acompanhar o progresso do procedimento na tela Progresso do backup:

Realizar Backup no Windows Server 2012

Quando o backup finalizar, você verá a mensagem Concluído no status do progresso do backup. Clique no botão Fechar para encerrar o procedimento:

Backup concluído no Windows Server 2012

O backup realizado aparecerá na área de Mensagens no Console de Backup Wbadmin do servidor, mostrando a data e hora de sua realização, e uma descrição informando se houve êxito ou falha na operação:

Backup concluído no Windows Server 2012

Você pode visualizar os arquivos do backup realizado abrindo o volume de destino utilizado:

Backup concluído no Windows Server 2012

É isso aí! No próximo tutorial mostraremos como restaurar um backup de arquivos usando o assistente de backups do Windows Server 2012. Até!

Anterior: Como redefinir a senha do Modo de Restauração dos Serviços de Diretório no Windows Server 2012

 

Sobre Fábio dos Reis (1193 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*