O que é um Endereço MAC (MAC Address)

O que é um Endereço MAC

Media Access Control / Controle de Acesso ao Meio

Um endereço MAC é responsável pela identificação única dos dispositivos em uma rede, consistindo em um endereço (número) de 48 bits gravado em uma memória ROM presente na própria interface física de rede (placa de rede).

Um endereço MAC opera na camada de enlace (link de dados) de um segmento de rede. Os endereços MAC são usados como endereços físicos para a maioria das tecnologias do padrão IEEE 802, como por exemplo Ethernet e Wi-Fi.

Os endereços MAC são atribuídos às placas de rede pelos fabricantes, e permitem inclusive identificar quem é o fabricante da interface por meio de um número de identificação registrado, e o endereço completo também é conhecido como BIA - burned-in address, ou ainda como Endereço de Hardware ou Endereço Físico.

É possível programar um endereço de hardware, utilizando softwares específicos instalados no host, de modo a forçar a interface de rede a utilizar um endereço diferente (mas sem alterar o endereço original, que continua gravado na interface!).

Os endereços MAC são formados de acordo com as regras de três espaços de nome para numeração, gerenciados pelo IEEE. São eles:

  • MAC-48
  • EUI-48
  • EUI-64.

Abordaremos neste artigo os esquemas de endereçamento de 48 bits, portanto correspondentes aos namespaces MAC-48 e EUI-48, que são na verdade o mesmo esquema. Porém, é comum usarmos o termo MAC-48 para equipamentos de hardware de rede, e EUI-48 para outros dispositivos e também para software.

Ainda assim, de acordo com o IEEE, o termo mais apropriado é o EUI-48, pois a outra terminologia é considerada obsoleta.

Um nó de rede, como um computador, pode possuir várias placas de rede instaladas, e cada placa terá seu próprio endereço MAC. Além disso, existem placas de rede com múltiplas interfaces (tipicamente 2 ou 4), e cada interface na placa também terá seu próprio MAC address.

Estrutura do Endereço MAC

Um endereço MAC no padrão Ethernet é constituído por 6 bytes, sendo os 3 primeiros conhecidos como endereço OUI (Organizationally Unique Identifier), que indicam o fabricante (atribuído pelo IEEE), e os 3 últimos são controlados pelo fabricante, identificando de forma exclusiva cada interface fabricada.

Endereço MAC Address

Exemplo em Hexadecimal: 00-50-56-C0-00-08

Neste exemplo, o OUI é 00-50-56, que define quem é o fabricante da interface, e o restante do endereço (C0-00-08) identifica uma das interfaces de rede fabricadas por esse fabricante.

Como descobrir o endereço MAC de uma interface de rede

A forma mais simples de se descobrir o endereço MAC de uma interface de rede é executando um comando em um prompt do sistema operacional.

Se estiver usando o Windows, basta emitir o comando a seguir:

ipconfig /all

O MAC Address será encontrado na linha "Endereço Físico", como ilustrado na figura a seguir:

MAC Address no Windows

O Endereço MAC dessa interface de rede é 10-98-36-FE-C2-6C (os traços são acrescentados apenas para melhorar a legibilidade; não fazem parte realmente do endereço).

Já no Linux, basta executar o comando ifconfig (tem de ser root ou usar sudo):

ifconfig

E o MAC Address será encontrado junto à opção ether, como podemos ver na figura a seguir:

MAC Address no Linux

Nesta máquina Linux, o endereço MAC é 08:00:27:c7:a6:0f (os dois-pontos são acrescentados apenas para melhorar a legibilidade; não fazem parte do endereço também).

Muitos equipamentos também trazem o endereço MAC das interfaces de rede gravado em uma etiqueta no próprio dispositivo, o que facilita ainda mais sua conferência.

Como descobrir o fabricante da interface de rede por meio do endereço MAC

Podemos descobrir quem é o fabricante de uma interface de rede pesquisando seu OUI, que corresponde aos 3 primeiros bytes do endereço, ou seis primeiros caracteres, no site https://regauth.standards.ieee.org/standards-ra-web/pub/view.html#registries.

No site, basta selecionar a opção ALL MAC (MA-L, MA-M, MA-S), e nos resultados da busca, filtrar usando o OUI da interface (sem os hífens ou dois-pontos). Por exemplo, minha interface de rede da máquina Windows (OUI 10-98-36) foi identificada da seguinte forma:

Descobrir fabricante da placa de rede por mac address

Temos aqui uma interface da Dell, Inc., que é o fabricante do computador usado nessa demonstração.

Veja também: O que é o Modelo OSI

 

Sobre Fábio dos Reis (1182 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*