Canais de Comunicação e Modos de Transmissão de Dados – Hardware

Canais de Comunicação e Modos de Transmissão de Dados

Canais de Comunicação

Damos o nome de Canal de Comunicação, ou simplesmente Canal, ao meio utilizado para a transmissão de dados entre dispositivos ou sistemas. Um canal pode ser um meio de transmissão físico, tal como um fio metálico, ou ainda uma conexão lógica, como ocorre em um canal de rádio, que usa um meio de transmissão multiplexado. Um canal permite efetuar a transmissão de dados de um ou mais elementos transmissores, usualmente denotados pela sigla Tx, para um ou mais elementos receptores, denotados pela sigla Rx. Meios de transmissão usualmente utilizados para efetuar a comunicação entre dois elementos são classificados em dois tipos principais: cabos e broadcast. Os cabos podem ser de vários tipos, como cabos metálicos ou fibras ópticas, e o tipo broadcast engloba comunicações por meio de ondas eletromagnéticas, como rádio, satélites, ou microondas. Com um meio de transmissão, podemos criar um canal de comunicações entre os elementos, que será o caminho que os dados percorrerão entre eles. Os canais de comunicação podem ser unidirecionais ou bidirecionais.
  • Canal Unidirecional: a transmissão de dados é realizada apenas em uma única direção. Se tivermos um canal unidirecional conectando um dispositivo X e um dispositivo Y, apenas um dos dispositivos poderá transmitir dados. Por exemplo, suponhamos que o dispositivo X seja um transmissor (Tx), e o dispositivo Y seja um receptor (Rx). Neste caso, X pode transmitir dados a Y, mas Y não pode transmitir dados a X. Damos o nome de Modo Simplex ao modo de transmissão de dados empregado em um canal unidirecional. A figura a seguir ilustra esse processo:
Hardware - Canal de Comunicações Unidirecional
  • Canal Bidirecional: a transmissão dos dados pode ocorrer nos dois sentidos. Assim, tando X quanto Y podem transmitir e receber dados, agindo portanto como Tx e Rx. Porém, esse processo não necessariamente irá ocorrer de forma simultânea - irá depender do Modo de Transmissão empregado. Os dois modos de transmissão que permitem a comunicação bidirecional de dados são o Modo Half-Duplex e o Modo Full-Duplex, estudados logo a seguir.
Canal de comunicação bidirecional - hardware

Modos de Transmissão de Dados

Dados podem ser transmitidos em um sistema de três formas distintas:
  • Modo Simplex: Neste modo de transmissão temos dois dispositivos com funções bem definidas: um deles será o transmissor dos dados (Tx) e o outro será o receptor (Rx). Supondo os elementos X e Y, podemos ter X como transmissor e Y como receptor, e então essas funções nunca se alteram - ou seja, a comunicação se dará sempre em apenas um sentido. Um dispositivo transmite, e o outro recebe dados. Exemplos de transmissão que operam no modo simplex são as transmissões de rádio e TV em broadcasting (via antena). Neste casos, o meio de transmissão, que são as ondas eletromagnéticas do sinal de rádio, só carregam dados em uma direção - da estação transmissora para os receptores dos usuários. Outro exemplo são câmeras de segurança, que captam imagens e enviam para um servidor para gravação.
Modo de Transmissão Simplex - Hardware
  • Modo Duplex: Modo de transmissão que consiste em dispositivos que podem enviar dados um ao outro em ambas as direções. Neste caso, teremos dois caminhos de comunicação que permitem levar os dados de um dispositivo para outro, e vice-versa. Existem dois tipos de comunicação duplex: Half-duplex e Full-duplex.
    • Modo Half-duplex: Neste modo de transmissão, ambos os dispositivos podem enviar dados um ao outro, mas não ao mesmo tempo. Quando um dos dispositivos está enviando dados, o segundo dispositivo age como um receptor puro, e não transmite até que o primeiro tenha terminado sua transmissão. A comunicação é bidirecional, mas apenas em uma direção por vez. Um exemplo de sistema que se comunica no modo half-duplex são os rádios Walkie-talkie, com os quais duas pessoas podem se comunicar, mas apenas uma por vez.
Modo de Transmissão Half-duplex - Hardware
  • Modo Full-duplex: Neste modo de transmissão, os dispositivos podem enviar dados um ao outro simultaneamente. A comunicação é bidirecional e pode ocorrer em ambas as direções ao mesmo tempo.Ou seja, um dispositivo pode enviar e receber dados no mesmo momento. Um exemplo de comunicação full-duplex são as redes cabeadas Ethernet modernas, onde dois pares de fios em um cabo de par trançado permite que dados sejam enviados e recebidos simultaneamente em uma placa de rede.
Modo de Transmissão Full-duplex - Hardware No próximo tutorial vamos estudar os métodos de transmissão de dados, que consistem na Transmissão em Série e na Transmissão em Paralelo.
Sobre Fábio dos Reis (1175 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*