Fritzing – Criando um projeto simples no modo Protoboard

Fritzing – Criando um projeto simples no modo Protoboard

Vamos criar um projeto básico usando o Fritzing. Para isso, primeiramente devemos abrir o software, dar um nome ao novo projeto, e salvá-lo.

Após abrir o Fritzing, veremos a tela de boas-vindas do programa:

Tela inicial do Fritzing

Clique então no menu Arquivo -> Salvar Como…

Especifique um nome e um local para o projeto, e clique no botão Salvar da caixa de diálogo “Especifique um nome de arquivo”:

Especificar nome de arquivo no fritzing

Construindo o circuito

Vamos agora construir um circuito simples, com uma fonte de alimentação e dois resistores em série.

Usaremos a princípio a visualização de Protoboard. Para isso, clique na aba Protoboard, e insira os componentes necessários a partir da paleta de componentes do lado esquerdo da tela. Veja que aparece também uma matriz de contatos para que possamos inserir e conectar os componentes eletrônicos, mas seu tamanho é exagerado para nosso projeto simples. Ajuste o tamanho dela nas propriedades do componente, alterando a propriedade “tamanho” para “half” (metade):

Propriedades da matriz de Contatos no Fritzing

A matriz de contatos ficará assim:

Matriz de Contatos no Modo Protoboard no Fritzing

Vamos agora inserir os componentes. Na paleta de componentes, do lado direito da tela,, selecione a categoria Core, localize o componente Resistor, clique sobre ele e arraste-o para a área onde o circuito está sendo desenvolvido. Coloque dois resistores no circuito.

Altere o valor da resistência de um deles para 570 ohms usando a paleta de propriedades, no lado inferior direito da tela (após clicar sobre o componente que se deseja configurar).

Insira também uma bateria (na seção Energia da categoria Core), e altere sua tensão elétrica para 9V. Posicione a bateria no circuito e, se necessário, rotacione-a:

inserindo resistor e baterias no fritzing

Caso tenha inserido algum elemento de forma indevida, simplesmente selecione-o e pressione a tecla BACKSPACE no teclado para excluí-lo.

Vamos agora conectorizar os componentes. Clique em seus terminais e arraste para efetuar as conexões para que o circuito fique como mostrado abaixo:

Circuito com resistores e bateria no fritzing

Excelente! Fizemos uma associação em série de dois resistores e os conectamos a uma fonte de alimentação.

Vamos agora melhorar nosso circuito acrescentando um LED entre os dois resistores. Para isso, clique e arraste um LED da paleta de componentes, altere-o para que seja um LED verde, de 560nm, e conecte-o como mostra a figura a seguir (Verifique o chanfro do LED, que indica seu Ânodo (conectado ao positivo do circuito):

Inserir um LED no fritzing

Perfeito! Nosso circuito está terminado. Vamos ver agora como ficou a visualização do esquema do circuito. Clique na aba “Esquemático”:

Visualização no modo esquemático no Fritzing

Um pouco bagunçado não? Podemos clicar e arrastar os elementos para rearranjá-los de forma a tornar inteligível o esquema do circuito criado; Podemos clicar com o botão direito do mouse sobre um componente e girá-lo selecionando a direção desejada na opção Girar.

E podemos também torcer e dobrar os fios clicando diretamente sobre eles e arrastando-os para as posições desejadas. Além disso, podemos clicar diretamente sobre os rótulos de informações dos componentes e reposicioná-los sem alterar as posições dos próprios componentes. Veja como ficou o circuito após o reposicionamento dos componentes:

Visualização do circuito no Fritzing

Muito bom. Nosso circuito agora está da forma como queríamos. Porém agora iremos inserir mais um componente no circuito: um novo LED em série com o resistor de 570 ohms. Faremos isso no próprio modo Esquemático.

Selecione o LED na paleta de componentes, arraste-o para o circuito e configure-o para ser um LED Azul de 470nm. Conecte-o então como a figura a seguir.

Clique com o botão direito do mouse sobre o fio que conecta o resistor ao negativo da fonte, e escolha a opção “Apagar fiação de nó” para desconectá-lo da fonte. Refaça então as conexões como necessário, conectando o ânodo do LED ao terminal solto do resistor:

Inserindo mais um LED no esquemático do Fritzing

Perfeito! Editamos nosso circuito através do modo Esquemático. Clique na aba Protoboard para ver que o LED azul foi inserido e conectado corretamente. Se necessário, mova-o para reposicioná-lo na tela e reconecte os fios caso estejam incorretos:

Visualização de dois LEDs no circuito do fritzing

Após terminar a edição do circuito, vamos salvá-lo, clicando no menu Arquivo -> Salvar.

É isso aí! Circuito criado com sucesso no Fritzing!

Caso prefira, no vídeo a seguir mostramos como criar um projeto eletrônico simples usando o Fritzing no modo de Protoboard (matriz de contatos):

No próximo artigo aprenderemos a criar o layout de uma PCB (printed circuit board / placa de circuito impresso).

 

 

Sobre Fábio dos Reis (1344 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

3 Comentários em Fritzing – Criando um projeto simples no modo Protoboard

  1. Leonel Ferreira // 15/01/2018 em 19:15 // Responder

    Qdo teremos o 3°vídeo demonstrativo para criar o PCB a partir do modo protoboard ou modo esquemático?????

  2. Alexsandro Figueiredo // 08/09/2018 em 21:50 // Responder

    Este programa simula o funcionamento?
    Pois não vi nenhum local onde dá o start para ver se não fiz nenhuma ligação errada, ou ver o LED acendendo.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*