Como instalar o KiCad no Ubuntu Linux

Instalando o KiCad EDA no Ubuntu Linux

O KiCad é uma suite de software de código aberto utilizado para projetos de circuitos eletrônicos (EDA - Electronic Design Automation). Com ele, podemos criar diagramas esquemáticos de circuitos eletrônicos e convertê-los para diagramas de placas de circuito impresso (PCB / Printed Circuit Board). Neste tutorial vamos mostrar como realizar sua instalação no Ubuntu Linux a partir de um repositório PPA. A versão mais recente, na data de criação do artigo, é a 4.04. O site oficial do projeto é o www.kicad-pcb.org, onde voê pode obter instaladores para diversos sistemas operacionais, como Windows, Mac OS X, e várias distribuições Linux, como Debian, Arch Linux, Fedora, openSUSE e, claro, Ubuntu - nosso foco aqui.

Instalação

Para instalar o KiCad via PPA você pode optar por um dos métodos a seguir:
  • Usando o Gerenciador de Software do Ubuntu
  • Via Terminal
Vamos instalá-lo via Terminal, que, na minha opinião, é o método mais rápido e fácil. Para isso, siga os passos seguintes: 1 - Abra o terminal do Ubuntu (combinação de teclas Ctrl + Alt + t) 2 - Adicione o repositório do KiCad executando o comando a seguir no terminal (pressione enter após digitá-lo):
sudo add-apt-repository --yes ppa:js-reynaud/kicad-4
3 - Atualize a lista de pacotes do sistema com o comando seguinte:
sudo apt update
4- Realize a instalação do software executando o comando abaixo (provavelmente será requisitada sua senha):
sudo apt install kicad
5 - Aguarde enquanto o software é baixado e instalado (pode levar alguns minutos). 6 - Após o término da instalação, feche o terminal e abra o lançador do Ubuntu. Digite "KiCad" na caixa de busca e clique no ícone so programa para abri-lo: Abrindo o KiCad via lançador no Ubuntu Linux 7 - Feito! KiCad EDA instalado com sucesso n Ubuntu Linux. Veja a tela inicial do programa na figura a seguir: Tela inicial do KiCad no Ubuntu Linux Você pode criar um novo projeto a partir do menu File -> New Project, ou usando o atalho de teclado Ctrl + n. É isso aí! Software instalado com sucesso. Nos próximos tutoriais vamos mostrar como criar projetos utilizando o KiCad, incluindo o uso de todas as ferramentas pertencentes à suite, como o Pcbnew (gerador de layout de PCB), Gerbview (visualizador Gerber) e o Eeschema (editor de esquemáticos), entre outros. Até mais!
Sobre Fábio dos Reis (1194 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*