Vídeo: Técnicas de Leitura Recomendadas para estudantes de TI (e outros)

Técnicas de leitura que uso e recomendo

Por Fábio dos Reis

Provavelmente a forma mais tradicional de estudo é a leitura de textos – sejam eles livros, revistas, panfletos ou simplesmente anotações. Porém, estudar lendo não consiste simplesmente em abrir um livro e passar os olhos sobre o papel, de ponta-a-ponta, e esperar que o conteúdo seja assimilado com 100% de eficiência. Existem algumas formas – que chamo de “técnicas” – de leitura que podem fazer com que o aproveitamento do seu estudo aumente consideravelmente.

Essas técnicas se aplicam tanto a livros impressos quanto digitais. O que pretendo com esse vídeo é passar técnicas de leitura mais efetivas do ponto de vista da compreensão e retenção do que foi lido. Quanto mais você ler, mas fácil se torna a leitura. O cérebro pode ser comparado, por analogia, a um músculo que pode ser exercitado para ficar mais desenvolvido.

Ler assuntos diversos é importante para abrir a mente a novas ideias e formas de interpretação do texto. A leitura deve ser realizada com atenção e sem distrações. Evitar ambientes com barulho, ouvir música enquanto lê, e locais com muita movimentação de pessoas. Ler assuntos de seu interesse aumenta a probabilidade de retenção do conhecimento, além de ser mais prazeroso e facilitar o término da leitura (não abandonar o livro no meio do caminho!)

Confira no vídeo a seguir algumas técnicas de leitura que eu uso e recomendo:

Recomendado: Faculdade ou Certificações – O que vale mais a pena em TI?

 

Sobre Fábio dos Reis (1192 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*