Como saber há quanto tempo um computador com Windows 10 está ligado?

Como saber há quanto tempo um computador com Windows 10 está ligado?

Em alguns cenários podemos precisar saber o uptime de um sistema, ou seja, saber há quanto tempo um computador está ligado. Mas como fazer isso? Vamos mostrar como descobrir o uptime em um PC com Windows 10.

Há quanto tempo seu PC está ligado?

Para descobrir há quanto tempo o seu computador rodando Windows 10 está ligado, basta abrir o Gerenciador de Tarefas. Para tal:

1. Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse e então clique no item “Gerenciador de Tarefas

tempo ligado windows 10

Gerenciador de Tarefas do Windows 10

2. Então, na janela aberta do gerenciador de tarefas, clique na aba “Desempenho” e na seção “CPU“. Procure então a seção denominada “Tempo de Atividade“. Aí estará registrado o tempo em dias, horas, minutos e segundos decorrido desde que o computador foi inicializado – ou seja, há quanto tempo ele está ligado.

Tempo em que o Windows está ligado

Como podemos ver, meu sistema está ligado há apenas 06 minutos e 22 segundos, até o momento!

3. Outra maneira de verificar há quanto tempo o computador está ligado é executando o comando a seguir no prompt de comandos do Windows:

wmic path Win32_OperatingSystem get LastBootUpTime

Há quanto tempo o computador está ligado?

Neste caso o valor retornado é o momento exato em que o computador foi ligado. No meu exemplo é mostrado o valor 20210701082359, que interpretamos como:

Ano: 2021
Mês: 07
Dia: 01
Hora: 08
Minuto: 23
Segundo: 59

Ou seja, meu computador foi ligado em 01/07/2021 às 08:23:59. Para saber há quanto tempo a máquina está ligada, basta então subtrair o horário atual do horário de boot informado pelo comando.

4. Uma outra forma mais “automática” de consultar o uptime do sistema é usando o Windows Powershell. Para tal, abra uma janela do Powershell e execute o comando a seguir:

(get-date) - (gcim Win32_OperatingSystem).LastBootUpTime

Powershell descobrir há quanto tempo a maquina está ligada

Neste caso a máquina já estava ligada há 30 minutos, 55 segundos mais 545 milissegundos. Note que, na verdade, emitimos dois comandos combinados:

(get-date), que retorna a data e hora atuais do sistema:

Data e hora atuais do sistema windows com PowerShell

(gcim Win32_OperatingSystem).LastBootUpTime, que retorna o momento em que o sistema foi ligado (similar ao exemplo 3 do artigo).

Hora em que o computador foi ligado via Windows PowerShell

Subtraímos este valor do horário atual no próprio comando, e assim obtemos o tempo decorrido desde que o computador foi ligado.

 

Sobre Fábio dos Reis (1370 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*