Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Como fazer anotações de forma produtiva durante uma aula

Como anotar de forma eficiente para melhorar o aproveitamento nos estudos

Como fazer anotações durante uma aula ou palestra

Ao assistir a uma aula, palestra ou seminário, temos sempre uma dúvida: como lembrar de tudo o que foi dito posteriormente? A forma mais comum de registrar o conteúdo passado é fazendo anotações.

Há muitas maneiras diferentes de se fazer anotações durante uma aula ou palestra na escola. Algumas pessoas gostam de escrever frases, anotar palavras-chave, fazer desenhos ou diagramas ou até mesmo criar pequenos mapas mentais, entre outros.
E existem técnicas estruturadas, que seguem determinadas regras e padrões, que podem trazer benefícios adicionais ao estudante, incluindo maior facilidade em se compreender o assunto, maior facilidade para rever as anotações e maior retenção do conteúdo anotado.

Neste artigo vou detalhar técnicas gerais que podem ser empregadas para aumentar a eficiência do aluno ao fazer anotações enquanto assiste a uma aula.

Falaremos especificamente sobre técnicas estruturadas, como o Método de Cornell em nosso próximo artigo sobre o assunto.

Dicas para fazer anotações em aula

E não se esqueça: assistir a uma aula com sono é uma péssima ideia. Saiba mais lendo nosso artigo sobre a relação entre Sono, Memória e Aprendizado.

 

Sair da versão mobile