10 Coisas para fazer após instalar o Fedora 22 Linux
Acabou de instalar o Linux Fedora 22? E agora, o que fazer com o sistema? Veja abaixo uma lista de dez coisas que você pode fazer logo de cara para deixar o sistema personalizado e pronto para uso, seja reproduzindo música e vídeo, configurando a rede ou navegando na Internet.
1. Atualizar o sistema
Logo após terminar a instalação do Fedora 22, atualize o sistema para ter as versões mais recentes dos pacotes instalados. Para isso, use o gerenciador de pacotes DNF emitindo o comando a seguir:
$ sudo dnf update
2. Configurar o nome do sistema (hostname)
Primeiramente, verifique o hostname atual do sistema:
$ echo $HOSTNAME
Então, altere o hostname com o comando a seguir (vou mudar o hostname para fedora-fabio):
$ hostnamectl set-hostname –static “fedora-fabio”
Reinicie o sistema para a alteração entrar em vigor.
3. Configurar IP estático na máquina
Caso esteja usando seu Linux Fedora como servidor de rede, é importante configurar seu endereço IP como estático. Para isso, abra o arquivo de configuração de rede presente no diretório /etc/sysconfig/network-scripts/ para edição (o meu é o ifcfg-enp0s3):
$ sudo vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-enp0s3
Veja o conteúdo do meu arquivo de rede:
Faça as alterações adicionando (ou alterando) os parâmetros BOOTPROTO, IPADDR, NETMASK, GATEWAY, DNS1 e DNS2 (em DNS1 e DNS2 coloque os endereços dos servidores DNS de seu provedor):
Salve e saia do arquivo. Após fechá-lo, reinicie o serviço de rede do Fedora com o comando a seguir:
$ ifdown enp0s3
$ ifup enp0s3
E então verifique se as alterações tiveram efeito:
$ ifconfig
4. Instalar o Gnome Tweak Tool
o Gnome Tweak Tool (Ferramenta de ajustes) é uma ferramenta que permite alterar diversas configurações do ambiente de desktop Gnome com muita facilidade, de modo a podermos personalizar nosso desktop com vários recursos distintos. Instale o Gnome Tweak Tool com o comando a seguir:
$ sudo dnf install gnome-tweak-tool
Após instalado, abra o Gnome Tweak Tool clicando no menu Atividades -> Mostrar Aplicativos -> Utilitários -> Ferramenta de ajustes:
As opções são em sua maioria auto-explicativas. Gaste um tempo explorando-as e testando as inúmeras configurações disponíveis.
5. Instalar o navegador Web Google Chrome
ATENÇÃO: Alguns leitores do blog informaram que este procedimento não tem mais funcionado. Até que eu possa averiguar e, eventualmente, modificar o conteúdo, tenha ciência de que ele pode não rodar como esperado. |
Apesar do Fedora 22 vir com o navegador Firefox por padrão, você pode querer usar o Google Chrome. Para que seja possível instalá-lo, primeiramente vamos adicionar o repositório do Google ao sistema criando um arquivo de repositório com o comando a seguir:
$ sudo vi /etc/yum.repos.d/google-chrome.repo
Acrescente as linhas a seguir ao arquivo:
Salve e feche o arquivo. O próximo passo é instalar o navegador Chrome, o que pode ser feito com o comando a seguir:
$ sudo dnf install google-chrome-stable
Veja o Google Chrome instalado no Linux Fedora 22:
6. Instalar repositórios extras
Recomendamos acrescentar o repositório RPM Fusion ao Fedora 22, o qual permitirá a instalação de inúmeros pacotes extras em seu sistema – pacotes que não estão disponíveis nos repositórios padrão.
Vamos instalar dois repositórios, o Free e o Non-Free. Para isso, basta (a partir do Fedora) entrar no site dos repositórios RPM Fusion e localizar sua versão do Fedora . Clique então no link de sua versão do sistema e o repositório será instalado no sistema por meio do aplicativo Programas:
Repositórios RPM Fusion no Fedora 22
Ao clicar no link RPM Fusion free for Fedora 22 será aberta a tela a seguir. Clique em “Abrir com o: Instalação de programa (Aplicativo padrão)” e então em OK para adicionar esse repositório.
Repositório Free para o Fedora 22 Linux
E então, na janela do Programas, clique no botão Instalar para finalizar a operação. Depois, repita as operações com o repositório Non-Free. Será necessário se autenticar para realizar os procedimentos.
Repositório RPM Fusion Free – Fedora 22 Linux
7. Instalar o media player VLC no Fedora 22
Após acrescentar os repositórios RPM Fusion Free e Non-Free ao Fedora 22, será possível instalar uma grande quantidade de pacotes novos, entre eles o media player VLC. O procedimento é extremamente simples agora – basta rodar o comando abaixo no Terminal:
$ sudo dnf install vlc
Veja o VLC instalado no Fedora 22:
VLC Media Player rodando no Fedora 22 Linux
8. Instalar outro ambiente de desktop no Fedora
Talvez você não goste da interface padrão do Fedora, o Gnome, e queira usar uma interface diferente. Bem, opções não faltam, e para instalar outro ambiente gráfico basta executar um dos comandos abaixo no terminal,d e acordo com a interface desejada:
Após instalar o ambiente de desktop desejado, faça logoff do sistema, clique em seu usuário e logo após no ícone da engrenagem ao lado do botão Entrar, e selecione o ambiente que deseja usar durante a sessão. Digite então sua senha e clique em Entrar:
Veja abaixo o Fedora rodando o ambiente gráfico Cinnamon:
9. Instalar a ferramenta Fedy
A ferramenta Fedy auxilia os usuários e administradores do sistema a monitorar o funcionamento do sistema, e também a configurá-lo da forma que desejarem. Com o Fedy podemos instalar diversas aplicações muito utilizadas por usuários de desktops, como o Adobe Flash, Dropbox, Codecs Multimídia, Oracle JDK e JRE, Steam, Team Viewer, e muito mais.
Para instalar o Fedy execute os comandos a seguir no terminal (tem de estar logado como root para rodar o último comando):
Veja a ferramenta Fedy em execução após instalada:
Na guia Apps você pode escolher entre diversos aplicativos para instalação, e na guia Tweaks você pode fazer um ajuste fino de várias configurações do sistema, como GRUB2 e SElinux.
10. Instalar o Wine no Fedora Linux
Caso você necessite rodar alguma aplicação escrita especificamente para Windows em seu Linux Fedora 22, instale o emulador Wine. Para isso, abra o terminal e execute o comando a seguir:
$ sudo dnf install wine.x86_64
Veja o programa de configuração do Wine rodando no Fedora após sua instalação:
É isso aí! Não se esqueça também de aprender a usar o comando DNF para gerenciar pacotes no Fedora Linux 22, e explore os recursos e ferramentas que o sistema traz – são inúmeros!