Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Fungibilidade – O que significa isso?

O que é Fungibilidade em Economia e Finanças

O que é Fungibilidade

O termo fungibilidade se refere à propriedade de um bem ou ativo de ser intercambiável com outros bens ou ativos da mesma espécie, sem que haja perda de valor. Ou seja, unidades individuais desse bem ou ativo são indistinguíveis e podem ser substituídas umas pelas outras sem que isso afete seu valor ou utilidade.

Tomemos, por exemplo, o dinheiro: uma nota de R$ 50 tem exatamente o mesmo valor e poder de compra que qualquer outra nota de R$ 50, independentemente de seu número de série ou de quem a possui*. O dinheiro é portanto um exemplo clássico de um ativo altamente fungível.

*Isso não se aplica a cédulas antigas de coleção, pois dependendo do número de série elas podem, sim, ter valores diferentes no mercado e, portanto, não serem fungíveis (serem “não-fungíveis“).

Importância da Fungibilidade em Economia e Finanças

Em termos econômicos e financeiros, a fungibilidade possui grande importância em termos de como as transações são realizadas, como os itens são precificados e como investimentos são realizados. Podemos listar as seguintes características e aplicações de bens fungíveis (ou seja, que possuem fungibilidade):

Commodities geralmente são itens fungíveis, como o ouro, prata, petróleo, soja e café, entre outros.

Exemplos de Ativos Fungíveis em Finanças

Alguns dos exemplos de ativos fungíveis mais comuns negociados atualmente incluem os seguintes:

Exemplos de Ativos Não Fungíveis em Finanças

É claro que existem ativos que não são fungíveis, ou seja, ativos nos quais uma unidade é diferente de outra unidade do mesmo ativo, mesmo que por pequenos detalhes, e por conta disso podem ter valor distinto entre si. Exemplos incluem:

Denário de Prata do Imperador Romano Augustus: Exemplo de item não-fungível. Imagem: MA-Shops.com

Conclusão

Fungibilidade é um conceito de grande importância em economia e finanças, pois facilita as transações, promove a liquidez dos mercados e permite a padronização e precificação de bens e ativos.

A capacidade de substituir um bem ou ativo por outro de mesmo valor é fundamental para a eficiência dos sistemas econômicos e financeiros modernos.

Sair da versão mobile