Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Por quê Python pode não ser uma boa linguagem para iniciantes?

Python linguagem que não presta?

Por quê Python pode não ser uma boa linguagem para iniciantes?

O Python é uma linguagem de programação extremamente popular, que tem uma sintaxe mais simples e intuitiva, o que pode tornar o aprendizado de lógica de programação mais fácil para iniciantes. Somente aqui no blog temos mais de 70 postagens tratando dela, sem contar muitas dezenas de vídeos no canal do YouTube da Bóson Treinamentos em Tecnologia.

Além disso, tem consistentemente aparecendo no topo de listagens de linguagens mais importantes ou influentes, como por exemplo no índice TIOBE, onde aparece atualmente como a linguagem de programação mais buscada no mundo, seguida muito de perto pela linguagem C.

No entanto, quando comparado com outras linguagens de programação como C# ou C++, a linguagem Python apresenta alguns inconvenientes no que tange ao aprendizado de programação em si – principalmente para pessoas sem nenhuma experiência em linguagens ou lógica.

Vamos tratar desses pontos negativos do Python a seguir.

Quais são os pontos negativos de aprender programação usando a linguagem Python?

Assim como qualquer outra linguagem de programação, a linguagem Python também tem seus pontos negativos, que podem dificultar o processo de aprendizagem para alguns usuários. Alguns dos pontos negativos de aprender programação usando a linguagem Python incluem:

Além disso, em relação à programação orientada a objetos, o Python pode não ser tão explícito quanto outras linguagens em termos de definição de classes e métodos, sem contar a aplicabilidade em si do paradigma OO, o que pode se tornar um grande desafio para estudantes que estão tentando aprender conceitos mais avançados.

A programação para dispositivos móveis também não tem um suporte adequado em Python.

Outro problema é a limitação para acesso a bancos de dados: sua camada de acesso a BD ainda é um pouco subdesenvolvida, talvez até primitiva, mesmo a linguagem contando com diversas bibliotecas para acesso a bancos de dados, como SQLAlchemy e pyodbc, entre outras.

Além disso, e este é um ponto bastante preocupante: os estudantes de python que são iniciantes em programação podem se tornar tão acostumados com a sintaxe simples da linguagem e o uso extensivo de suas bibliotecas que acabam encontrando problemas posteriormente, quando precisam aprender e trabalhar com outras linguagens de programação mais “complexas”.

O programador pode acabar se tornando um “pythonista” (especialista, entusiasta e evangelizador de Python), até mesmo acreditando que linguagens de código mais complicado não são necessárias ou são mal projetadas – o que evidentemente não é verdade.

Não devemos estudar Python então?

Claro que devemos estudar Python!

Muitos desses pontos negativos podem ser mitigados (mas nem sempre completamente eliminados) com o uso de boas práticas de programação e a escolha adequada de bibliotecas e ferramentas, e sempre tendo em mente que as diversas linguagens de programação que existem podem ser bem diferentes entre si, tendo aplicações para as quais são mais adequadas que outras, inclusive que o próprio Python..

Sendo assim, é importante ressaltar que esses pontos negativos não são necessariamente impeditivos para o aprendizado e uso da linguagem Python. Na verdade, como vimos o Python é uma das linguagens mais populares e utilizadas atualmente, com uma grande comunidade de desenvolvedores que contribuem para seu aprimoramento e evolução.

E você, o que pensa a respeito disso? Acredita que a linguagem Python seja sempre adequada ou pensa que pode não ser a melhor escolha em alguns casos, como no aprendizado de lógica que coitei no artigo? Deixe suas ideias nos comentários logo abaixo!

 

Sair da versão mobile