Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

XenServer – Criar nova máquina virtual em um Pool de servidores

Xenserver 6.5 - Criando máquinas virtuais em Pool de Servidores

XenServer – Criar nova máquina virtual em um Pool de servidores

Vamos aprender a criar uma máquina virtual no XenServer, desta vez em um Pool de servidores. O processo é, basicamente, o mesmo de criar as VMs em um servidor isolado, porém devemos selecionar o Pool e não os servidores na hora de criar a máquina virtual.
Vou usar dois servidores XenServer conectados em Pool, rodando a versão 6.2 do sistema, ambos acessando (via pool) um repositório de VHDs NFS criado em um servidor FreeNAS.

Para começar o processo, a partir do XenCenter (em uma estação de gerenciamento), clique no nome do Pool com o botão direito do mouse e selecione a opção New VM…

Para este exemplo vou criar uma máquina virtual do Windows Server 2012. Vou selecionar essa opção de sistema na tela Template. Clique em Next >:

Agora damos um nome para a VM. Vou usar o nome sugerido, Windows Server 2012 (64-bit), mas você pode dar o nome que quiser. Clique em Next >

Agora vamos localizar o instalador do sistema. Ele pode estar em uma mídia inserida no drive do servidor, ou em um repositório de imagens .iso. Vou usar a imagem iso que possuo no repositório de nome Iso teste.

Veja a imagem selecionada. Clique em Next >:

Na próxima tela devemos selecionar o Home Server para a VM. Possuo dois servidores nesse pool, de modo que posso escolher onde a máquina virtual será executada. Porém, vou escolher a primeira opção, “Don´t assign this VM a home server“, de modo que a máquina virtual será sempre executada no servidor que tiver os recursos de hardware necessários no momento, automaticamente. Clique em Next >:

Agora configuramos o número de processadores virtuais (vCPUs) e a memória RAM reservadas para a máquina virtual. Usarei uma vCPU e 2 GB de RAM. Clique em Next >:

Agora vamos configurar o storage da VM. Possuo um repositório VHD configurado, usando um servidor FreeNAS, e a VM será armazenada nele. Porém, por padrão o XenServer me sugere usar um disco de 24 GB, o que é muito pouco. Clique no botão Properties para editar esse disco, aumentando seu tamanho:

Vou aumentar o tamanho do VHD (Virtual Hard Disk) para 50 GB. Você pode usar o tamanho que quiser, desde que haja espaço livre no disco físico. Clique então em OK.

O próximo passo é configurar a rede na máqiuna virtual. Selecione as interfaces de rede desejadas (vou usar duas interfaces, de um total de quatro que tenho nesse servidor) e clique em Next >:

Tudo pronto para finalizar a criação da máquina virtual. Revise as configurações escolhidas e, se tudo estiver correto, clique em Create Now. Vou deixar a opção Start the new VM automatically marcada para iniciar a máquina virtual logo na sequência, assim já farei a instalação do SO.

A máquina virtual então será inicializada. Selecione-a no painel do lado esquerdo no XenCenter, e clique na guia Console para visualizar a tela do Windows Server:

Agora é só realizar a instalação do sistema operacional normalmente:

E após alguns minutos, temos o sistema virtual do Windows Server 2012 instalado e pronto para ser utilizado:

 

Processo concluído com sucesso! Nos próximos artigos vamos continuar a explorar as configurações do XenServer. Até mais!

Sair da versão mobile