Microsoft anuncia integração do Windows PowerShell com SSH via OpenSSH

Microsoft anuncia integração do Windows PowerShell com SSH

A equipe de desenvolvimento do Microsoft Windows PowerShell anunciou que está trabalhando com a comunidade OpenSSH para criar uma maneira de usar o Windows PowerShell com SSH (Secure Shell), de modo a permitir a conexão e gerenciamento seguros de máquinas remotas rodando Windows e Linux. Ou seja, será possível conectar a uma máquina Linux a partir de uma máquina Windows e vice-versa, além de ser possível conectar-se a um servidor Windows a partir de outra máquina Windows, usando conexões seguras criptografadas SSH.

Além do acesso remoto propriamente dito, possivelmente veremos suportadas ferramentas como SCP (Secure Copy) para transferir arquivos com segurança entre máquinas Windows e Linux via PowerShell.

Porém, ainda não sabemos exatamente quando essa integração ocorrerá. O Gerente de Engenharia de Software da Microsoft, Angel Calvo, diz que ainda não está pronto para dizer quando isso irá acontecer. Provavelmente não veremos essa integração chegando junto como lançamento do Windows 10, no próximo dia 29 de julho, mas sim nos próximos meses.

Essa não é a primeira vez que engenheiros da Microsoft tentam adotar o SSH no Windows. Isso já foi tentando em duas outras oportunidades, porém as tentativas foram barradas pelo “pessoal de cima”.

A mudança de mentalidade tem sido ligada diretamente às alterações no alto escalão da Microsoft – notadamente, a saída de Steve Ballmer do cargo de CEO e a ascenção de Satya Nadella, um movimento que os funcionários da empresa dizem que trouxe uma grande mudança na cultura e perspectivas da companhia.

Atualmente, podemos usar o PuTTY para efetuar conexão via SSH entre uma máquina Windows e um servidor SSH rodando Linux (além de algumas outras ferramentas), como pode ser visto na figura abaixo, onde eu acesso um servidor Linux Debian com o pacote openssh instalado, a partir de uma máquina Windows 7:

PuTTY - SSH entre Windows e Linux Debian

 

Vamos esperar e torcer para que esse suporte ao SSH chegue logo ao Windows PowerShell. Sem dúvida, será um recurso muito bem-vindo!

 

Sobre Fábio dos Reis (1356 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Microsoft anuncia integração do Windows PowerShell com SSH via OpenSSH

  1. Wagner Souza // 04/06/2015 em 22:14 // Responder

    Essa é uma notícia muito boa e é muito importante que a mentalidade da gestão da Microsoft possa mudar para melhor trazendo uma melhor interoperabilidade entre esses importantes sistemas operacionais.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*