Configurando computador para desligamento remoto no Windows 10
Para que seja possível desligar um computador remotamente na rede pela linha de comandos, é necessário que o serviço de registro remoto esteja habilitado na máquina a ser desligada. Esse serviço é desabilitado por padrão.
Passo 1: Habilitar o serviço de Registro Remoto
Para habilitá-lo, abra o Console de Serviços do Windows nas máquinas que serão desligadas remotamente, executando o comando a seguir na pesquisa ou em um prompt do cmd ou PowerShell:
services.msc
(Ou simplesmente digite “Serviços”, sem as aspas, e abra o console).
Localize o serviço “Registro Remoto” no console, clique com o botão direito sobre ele, e escolha “Propriedades“:
Será aberta a caixa de diálogo de Propriedades do serviço.
Na seção “Tipo de Inicialização“, escolha a opção “Automático“:
E então, ative o serviço clicando no botão Iniciar na caixa de diálogo. Clique em Aplicar, e aguarde enquanto o serviço é ativado::
Após o serviço ter sido ativado, clique em OK para fechar a caixa de diálogo, verifique se ele está ativo na janela do console, e feche-o também:
Passo 2: Permitir o serviço pelo Firewall
Após ativar e iniciar o serviço de Registro Remoto, precisamos permitir que o serviço seja acessado pela rede, dando-lhe permissão no firewall da máquina.
Abra o firewall do windows usando o seguinte procedimento: Clique em Pesquisar, digite “Permitir“, e clique na opção “Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows“:
Será aberta a janela a seguir. Clique no botão “Alterar Configurações” para que seja possível ativar a opção necessária:
Habilite a opção “Instrumentação de Gerenciamento do Windows (WMI)”. Por padrão, o serviço estará liberado apenas nas redes privadas, mas se você desejar realizar o acesso via redes públicas também (Internet), marque o checkbox correspondente:
Clique em OK para fechar a janela.
Passo 3: Ativar compartilhamento de arquivo e impressora
No Painel de Controle, acesse a opção Rede e Internet -> Central de Rede e Compartilhamento -> Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.
Na seção “Compartilhamento de arquivo e impressora”, certifique-se de que a opção “Ativar compartilhamento de arquivo e impressora” esteja ativa. Caso não esteja, clique no botão de rádio correspondente para ativá-la:
Passo 4 : Criar Chave no Registro do Windows
Ainda na máquina que será reiniciada ou desligada remotamente, abra o Registro do Windows, pressionando as teclas Windows + R, e digitando o comando regedit. Abra o aplicativo (tem de ser administrador da máquina para executar o regedit).
Navegue até a chave do registro a seguir:
Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System.
Clique com o botão direito do mouse na pasta System, e selecione Novo -> Valor DWORD (32-bit).
Digite o seguinte rótulo para a nova entrada: LocalAccountTokenFilterPolicy.
Agora dê um clique-duplo na entrada criada, e configure seu valor para 1 (estará como zero):
Feche o registro e reinicie o computador para aplicar as alterações.
Após reiniciar a máquina, ela estará pronta para ser reiniciada ou desligada remotamente. Para saber como fazer isso, leia este artigo.
Até mais!