O que é UML – Unified Modelling Language

O que é UML

UML, sigla de Unified Modelling Language (Linguagem de Modelagem Unificada, é uma linguagem unificada visual que habilita profissionais de tecnologia da informação a modelar e documentar aplicações de software (e outros tipos de projetos).

Em termos de design, a UML oferece um meio de visualizar a arquitetura de um sistema por meio de diversos diagramas, incluindo atividades, componentes individuais do sistema, a interação desses componentes, interfaces, interação com o mundo externo, entre outras.

É importante notar que essa linguagem de modelagem não é um método de desenvolvimento em si, e é independente de plataforma ou linguagem de programação. Atualmente, está na versão  2.4.1.

Neste tutorial vamos introduzir de forma simplificada o conceito de UML, sua importância e aplicações.

Conteúdo

Termos-chave da UML

Alguns termos são importantes para entender o que é a UML, de onde surgiu e qual sua aplicação em desenvolvimento de projetos de software. Entre eles destacamos:

  • Rational Software: Empresa que fornecia ferramentas para prática de engenharia de software. Vendida para a IBM em 2003.
  • OMG: Object Management Group. Consórcio internacional de padrões da indústria de computadores, sem fins lucrativos, com representantes do governo, indústria e academia. Fornece especificações para padrões (mas não implementações). Áreas de atuação da OMG incluem sistemas financeiros, de saúde, armazenamento de dados, blockchain, IoT, cibersegurança e astronomia.
  • Diagrama: Representação gráfica (geralmente parcial) do modelo de um sistema ou de parte dele, como um processo em particular.

Histórico Resumido da UML

Como surgiu a UML? Quem a criou? Porque a UML foi criada? Vejamos um pequeno histórico da linguagem, de forma bem sucinta.

  • UML – Unified Modeling Language / Linguagem de Modelagem Unificada – é uma linguagem de modelagem de propósito geral, para desenvolvimento em engenharia de software, que permite visualizar de uma forma padronizada o projeto (design) de um sistema.
  • Desenvolvida por Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh quando trabalhavam na Rational Software entre 1994 e 1995.
  • O Object Management Group (OMG) adotou a UML como linguagem padrão em 1997, e em 2005 foi publicada pela ISO como um padrão aprovado.
  • Décadas de 70 e 80
    • Análise e Projeto Estruturado de Sistemas
    • Domínio das linguagens procedurais
  • Final dos anos 80
  • 1997
    • OMG padroniza a versão do UML 1.0
    • Em novembro de 1997 é lançado o UML 1.1 pela Rational
  • Agosto 2005

    • Lançada a versão UML 2.0.Novos diagramas forma adicionados à UML, incluindo os diagramas de temporização e interação. O diagrama de colaboração foi renomeado para diagrama de comunicação.
  • Abril 2006

    • UML 2.0 sofreu algumas correções importantes.

  • Fevereiro 2009

    • A UML foi atualizada para versão 2.2, incluindo correções de bugs da versão anterior.

  • Junho 2015

    • UML atualizada para versão 2.5, com simplificações e eliminação de features desatualizadas.

O que um Diagrama UML representa?

Os diversos diagramas representam duas visões distintas de um modelo de sistema:

  • Estática (estrutural) – estrutura estática por meio de objetos, operações, relações e atributos.
  • Dinâmica (comportamental) – comportamento dinâmico por meio de colaboração entre os objetos e mudanças de seus estados internos

Quais são os diagramas UML?

Atualmente existem 14 diagramas UML, divididos em duas grandes categorias: diagramas Estruturais e diagramas Comportamentais, listados a seguir:

Diagramas Estruturais

  • Classes
  • Objetos
  • Pacotes
  • Componentes
  • Implantação
  • Estrutura Composta
  • Perfil

Diagramas Comportamentais

  • Caso de Uso
  • Sequência
  • Comunicação
  • Máquina de Estados
  • Atividade
  • Visão Geral de Interação
  • Temporização

Quem se beneficia dos diagramas UML?

Durante o processo de desenvolvimento de sistemas, várias categorias de profissionais podem se beneficiar do emprego de diagramas UML, destacando-se, entre outros, os seguintes stakeholders:

  • Proprietário do Produto
  • Analista de Negócios
  • Analista de Sistemas
  • Operadores do Sistema
  • Desenvolvedor / Programador
  • Gerentes de Qualidade

No próximo post vamos iniciar o estudo dos diagramas UML individuais.

Referências

Aproveite para assistir ao vídeo introdutório sobre UML da Bóson Treinamentos em Tecnologia no YouTube:

 

Sobre Fábio dos Reis (1333 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
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