Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

O que é SQL: Introdução e grupos de comandos – Curso de SQL Server – 01

O que é SQL – Structured Query Language

História Resumida do SQL

Foi o matemático britânico Edgar F. Codd, no início dos anos 1970, quem propôs o famoso modelo relacional para bancos de dados e, sendo um matemático, ele formalizou diversos conceitos resultando no que chamamos de álgebra relacional e cálculo relacional.

Essa álgebra e cálculo relacional eram conceitos teóricos até que empresas como a IBM e outras começaram a implementar esses conceitos em projetos internos, acadêmicos e de pesquisa. Essas empresas também queriam criar uma linguagem que fosse padrão para realizar consultas em bancos de dados relacionais.

No início, foi desenvolvida uma linguagem chamada de QUEL (Querying Using the English Language / Consulta Usando a Língua Inglesa), na Universidade da Califórnia, Berkeley. Na IBM especificamente, os pesquisadores queriam criar uma linguagem própria e iniciaram um projeto de nome SQUARE (Specifying Queries Using a Relational Environment / Especificação de Consultas Usando um Ambiente Relacional).

Esse trabalho resultou em uma linguagem de consulta que tinha uma notação científica com subíndices e superíndices, na prática difícil de digitar em teclados de computador (da época). Para resolver isso, a linguagem foi redefinida para usar apenas caracteres padrão da língua inglesa, sendo então batizada de SEQUEL. Porém, este nome era uma marca registrada no Reino Unido, o que os impedia de usá-lo. Então, resolveram o problema simplesmente removendo as vogais da palavra SEQUEL, e assim nasceu o termo SQL. Em 1986, o SQL se tormou um padrão ISO e ANSI.

De forma interessante, apesar de seus desenvolvedores terem renomeado o SEQUEL para SQL, muitos continuaram a chamá-lo de “sequel“. E ainda hoje, muitos desenvolvedores de software e profissionais da área de bancos de dados (de língua inglesa, não no Brasil) ainda pronunciam esse nome como “sequel”. A descrição da sigla como sendo Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada) foi aparecer posteriormente apenas.

Funções Principais do SQL

Grupos de Comandos

Os comandos SQL podem ser divididos em quatro grupos principais:

DDL – Data Definition Language

Comando Descrição
CREATE Cria uma nova tabela, visão ou outro objeto no BD.
ALTER Modifica um objeto existente no BD, como uma tabela.
DROP Exclui uma tabela inteira, uma exibição de uma tabela ou outro objeto no banco de dados.


DML – Data Manipulation Language

Comando Descrição
INSERT Cria um registro (linha)
UPDATE Modifica registros
DELETE Exclui registros

 

DCL – Data Control Language

Comando Descrição
GRANT Dá privilégios a um usuário
REVOKE Retira privilégios fornecidos a um usuário

 

DQL – Data Query Language

Comando Descrição
SELECT Obtém registros especificados de uma ou mais tabelas. (consulta)

O vídeo a seguir explica em detalhes cada um dos grupos de comandos SQL apresentados neste tutorial:


Sobre Fábio dos Reis

Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Linux e Open Source em geral, Astrônomo Hobbysta e estudante de idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo.

Sair da versão mobile