Qual a diferença entre LAN, MAN e WAN em Redes de Dados?

Diferença entre LAN, MAN e WAN

As siglas LAN, MAN  WAN (e outras) se referem ao que chamamos de Escopo de Redes. Um Escopo, basicamente, é uma classificação que permite determinar o alcance geográfico de uma rede de dados – por exemplo, se a rede inclui apenas máquinas próximas fisicamente entre si ou equipamentos localizados em locais distantes, como outros países ou até mesmo continentes.

Além da principal diferença entre esses tipos de redes, que é seu alcance geográfico, também existem algumas diferenças relativas aos equipamentos empregados na construção das redes, além de parâmetros como velocidade de transmissão de dados e meios de transmissão empregados em cada escopo.

Vejamos o que é cada um desses escopos.

LAN

Local Area Network, ou Rede de Área Local, ou ainda simplesmente Rede Local, geralmente está localizada em um edifício, escritório, campus ou até mesmo em sua residência.
Possui conectividade em alta velocidade e sua característica principal é ser uma rede privativa, ou seja, alguém (pessoa ou organização) controla essa rede e o acesso a ela, em uma área geográfica limitada.

Principais tecnologias para redes LAN:

  • Ethernet
  • IEEE 802.11 (WLAN – rede wireless local)

É um dos escopos de redes mais populares e comuns.

Rede Local LAN

Rede LAN

MAN

Metropolitan Area Network, ou Rede de Área Metropolitana, é um escopo de rede intermediário entre uma LAN e uma WAN.
Trata-se de uma rede localizada em uma área geográfica confinada e bem definida, de tamanho médio, como por exemplo em um município ou região metropolitana.

Também existem redes MAN Wireless (sem fio), com no caso das redes WiMAX.

Rede Metropolitana (MAN)

Rede MAN

WAN

Wide Area Network, ou Rede de Área Ampla. Em uma WAN a comunicação se dá em uma distância relativamente (ou muito) longa.
Geralmente podemos usar uma WAN para conectar uma LAN em um local a outra LAN em um local remoto, que pode estar localizada em um prédio vizinho ou do outro lado do planeta.

Rede WAN

Rede WAN

A tabela a seguir traz um resumo comparativo entre os três escopos apresentados:

Especificação LAN MAN WAN
Significado da Sigla Local Area Network Metropolitan Area Network Wide Area Network
O que conecta Computadores, impressoras e outros dispositivos em redes domésticas e corporativas (Escolas, Empresas, Redes Domésticas, etc) Interconecta redes em uma cidade ou município Conecta redes geograficamente separadas, em longa distância.
Meios de Transmissão Cabos de Par Trançado UTP e rede sem fio Wi-Fi predominam Cabos coaxiais, tecnologias de comunicação wireless (redes celulares / WiMAX) e fibras ópticas Fibras ópticas e comunicação via satélite
Área de Cobertura Limitada a algo entre centenas de metros e poucos kilometros No geral, pode atingir até cerca de 100 km Países, continentes ou o mundo todo.
Projeto e Manutenção Fácil Difícil Difícil
Taxa de Transferência de Dados Alta Baixa Baixa
Quantidade de Usuários Baixa Média / Alta Alta / Muito Alta
Custo de Manutenção Baixo Alto Muito Alto

Além dos escopos citados anteriormente, existem outras classificações de redes, menos comuns, como os escopos:

  • PAN(Personal Area Network)
  • CAN (Campus Area Network)
  • GAN (Global Area Network)
  • HAN (Home Area Network)
  • SAN (Storage Area Network)

Estudaremos esses tipos de redes com mais detalhes em outro tutorial.

Quer aprender tudo sobre Redes de Computadores? Minha dica é o livro Redes de Computadores – 2ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na capa do livro a seguir:

Curso de Redes de Computadores - Gabriel Torres

 

Sobre Fábio dos Reis (1379 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*