Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Curso de Redes – Protocolo TCP (Transmission Control Protocol)

Curso de Redes - Protocolo TCP Transmission Control Protocol

Protocolo TCP (Transmission Control Protocol)

O Protocolo TCP, que pertence à camada de Transporte juntamente com o UDP, fornece um serviço de entrega de pacotes confiável e orientado a conexão.

Dizemos que um serviço é orientado à conexão quando duas aplicações que estejam usando o protocolo (por exemplo, TCP) para se comunicarem entre si – normalmente um cliente e um servidor – necessitem estabelecer uma conexão uma com a outra antes que possam trocar dados.

Funções do Protocolo TCP

O protocolo TCP é um tanto complexo, e seu estudo será realizado ao longo de diversas lições. Para simplificar um pouco o processo, listamos a seguir as principais funções realizadas pelo TCP:

Claramente podemos ver que o protocolo TCP é extremamente importante – não é à toa que a pilha TCP/IP o tem em seu nome. Vamos começar seu estudo conhecendo os campos que formam o cabeçalho de um segmento TCP e suas respectivas funções.

Cabeçalho TCP

Um segmento TCP é encapsulado em um datagrama IP, conforme podemos ver na figura a seguir:

E na figura a seguir podemos ver o formato completo de um cabeçalho TCP, cujo tamanho normal é de 20 bytes, conforme mostrado na ilustração anterior (mas pode ser maior, se houverem opções presentes):

Segue uma descrição sucinta de cada um dos campos no cabeçalho TCP:

Confiabilidade

O protocolo TCP fornece confiabilidade (“reliability”) a uma conexão por meio dos seguintes processos:

Em resumo, o protocolo TCP fornece um serviço orientado a conexão, confiável, na camada de transporte da pilha TCP/IP. Os dados são empacotados em unidades denominadas segmentos, e as mensagens enviadas recebem uma confirmação de recebimento, além de serem reordenadas no host de destino, que também verifica a ocorrência de erros de transmissão. Caso haja algum erro, os dados são retransmitidos e, caso hajam segmentos duplicados, são descartados. Além disso, o protocolo TCP permite enviar dados de múltiplas aplicações multiplexadas, e usa o mecanismo de portas de comunicação para determinar a qual aplicação enviar e entregar os dados transmitidos.

Nas próximas lições vamos estudar mais a fundo o funcionamento dos mecanismos de Controle de Fluxo, Controle de Erros, Estabelecimento e Terminação de Conexões, e outros relativos ao protocolo TCP.

Próximo: Estabelecendo uma conexão TCP entre dois hosts

Sair da versão mobile