Instalar e carregar pacotes em R
Uma das características mais poderosas da linguagem R é o fato de que qualquer pessoa pode criar funções e compartilhá-las com outros usuários do R, de forma organizada.
Desta forma, muitas funções estão disponíveis de forma imediata, o que facilita muito o trabalho do analista de dados – desde que ele saiba como encontrar e instalar essas funções.
A maioria das funções é distribuída na forma de pacotes (“packages”), que são constituídos por código em R, arquivos de ajuda, conjuntos de dados (datasets), e outros elementos importantes para o funcionamento das funções.
Os pacotes são, no geral, encontrados em websites especiais denominados “repositórios”. O repositório mais importante do R é o CRAN – Comprehensive R Archive Network – acessível pelo endereço http://cran.r-project.org, e possui centenas de pacotes prontos para serem adicionados à sua instalação do R.
Veremos neste tutorial como gerenciar pacotes em R utilizando comandos do terminal.
Como instalar um pacote em R
Para instalar um pacote em R usamos a função install.packages(). Sua sintaxe é a seguinte:
> install.packages(nome_pacote)
Vamos instalar um pacote de exemplo, de nome “fortunes”:
> install.packages("fortunes")
Veja a saída gerada durante a instalação do pacote:
Instalação de pacotes em linguagem R
Para usar um pacote instalado, é necessário carregá-lo quando for preciso utilizá-lo. Por padrão, o R não carrega automaticamente na memória todos os pacotes que você instala, para poupar memória do sistema.
Veja o que ocorre ao tentarmos utilizar uma função de um pacote que não foi carregado:
> fortune(1)
Para carregar um pacote instalado usamos a função library(). Sua sintaxe é bem simples:
> library("nome_pacote")
Após carregar o pacote, ele estará disponível para uso na linha de comandos e em seus scripts. Vamos carregar o pacote fortunes e tentar uma de suas funções novamente:
> library("fortunes") > fortune(1)
Descarregando um pacote
Para descarregar um pacote que não esteja mais em uso, para liberar espaço em memória, usamos a função detach(), como segue:
> detach(package:fortunes, unload=TRUE)
A partir desse momento as funções do pacote não estarão mais disponíveis para uso, porém o pacote continua instalado no sistema, e pode ser utilizado novamente a qualquer momento, bastando para isso carregá-lo novamente.
Desinstalar pacotes em R
Para desinstalar um pacote em R usamos a função remove.packages(). Podemos remover uma ou mais funções de uma vez, fornecendo seus nomes separados por vírgulas. Veja sua sintaxe básica:
> remove.packages("pacote_a_remover")
Ou, para remover vários pacotes de uma vez:
> remove.packages(c("pacote1", "pacote2", "...", "pacoteN")
Criamos um vetor contendo os nomes dos pacotes a remover, e o passamos à função como argumento.
Atualizar pacotes em R
Podemos atualizar os pacotes existentes em uma instalação do R usando a função update.packages():
> update.packages()
Podemos também visualizar uma listagem extensa de todos os pacotes do R que estão instalados em seu sistema por meio da função installed.packages():
> installed.packages()
A imagem a seguir mostra o início da saída deste comando (truncada, pois é muito extensa):
Pacotes instalados no R. Saída truncada.
Se você utiliza o IDE RStudio, é possível realizar essas tarefas de gerenciamento de pacotes por meio da interface gráfica, de forma simplificada. Veremos como fazer isso em outro tutorial.
Até!