Type Annotations em Python (Type Hints)

Type Annotations em Python (Type Hints)

As anotações de tipos (ou dicas de tipo), foram implementadas no Python a partir de sua versão 3.0 e são usadas para indicar os tipos de dados das variáveis e dos valores de entrada e saída de funções e métodos em um programa escrito em Python ou em outras linguagens de programação.

Lembrando que em muitas linguagens de programação a declaração de tipos é obrigatória (como em linguagem C, que usa tipos estáticos), e se o tipo correto não for declarado, o programa apresentará erros, podendo até mesmo não compilar.

Não é o caso com o Python, que é uma linguagem dinamicamente tipada.

Desta forma:

  • Tipo estático — Uma verificação de tipo é realizada em tempo de compilação ou interpretação e requer declarações de tipo de dados. O código é mais explícito.
  • Tipo dinâmico — Verificações de tipos são realizadas em tempo de execução, e assim não requer declarações de tipo de dados.

Para que servem as type annotations em Python?

A ideia de usar as type hints (ou ainda assinaturas de tipo) é tornar o código mais legível e organizado para nós mesmos e para outros membros do time de programadores em um projeto.

Porém, essas expressões não possuem significado algum em termos programáticos, e são ignoradas pelo interpretador da linguagem, assim como ocorre com os comentários acrescidos ao código.

Sintaxe

Existem duas sintaxes para o uso de type annotation em Pyhon, uma para variáveis e outra para funções.

a. Para variáveis:

nome_variável : tipo_dado

Exemplo:

nome : str = "Fábio"
salario : float = 3000.00

b. Para funções:

def nome_função(arg1 : tipo_dado, arg2 : tipo_dado, ...) -> tipo_retorno:
  corpo da função

Exemplo:

def quadrado(base : int, exp : int) -> int:
  return base ** exp

Conclusão

As anotações de tipo são dicas que tornam o código mais fácil de ler e entender, mas é preciso ter em mente que elas NÃO forçam os tipos nas variáveis e funções onde são usadas – são, na verdade, uma maneira adicional de documentar o código e assim auxiliar em sua depuração, caso ocorram erros ao executá-lo, pois é mais fácil detectar erros de tipo se o tipo estiver discriminado ao lado do elemento tipado – as variáveis e funções do script.

 

Sobre Fábio dos Reis (1376 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*