Programa que calcula Tabuada em Python

Programa para calcular Tabuada em Python

Neste artigo trazemos um programa simples para cálculo de tabuadas em Python. O objetivo deste programa é treinar o uso de funções, laços de repetição e entrada de dados do usuário, além de criar um algoritmo matemático que pode ser muito útil em determinadas situações.

Uma tabuada, ou tábua de multiplicação, é uma sequência de multiplicações de um número x qualquer por valores sucessivos incrementais, geralmente de 1 até 10 (mas podendo se estender conforme a necessidade).

A seguir temos o código do script que utilizamos:

# Programa Tabuada em Python
def tabuada(x):
    for cont in range(1,11)
        print('{0} x {1} = {2}'.format(x,cont,x*cont))

if __name__=='__main__':
    num = int(input('Digite um número: '))
    tabuada(num)

Começamos definindo uma função de nome tabuada(), que irá receber como argumento um valor inteiro x, para o qual desejamos calcular sua tabuada (tábua de multiplicação). O programa gera um loop de repetição usando uma estrutura for, que irá repetir 10 vezes a multiplicação do número fornecido pelos valores sequenciais de 1 até 10, e imprimir esses valores na tela (formatados).

No programa principal (main) pedimos ao usuário que entre com um número, usando a função input(), convertemos esse valor para número inteiro e o armazenamos na variável num. Finalmente, passamos a variável num como parâmetro na invocação da função tabuada().

A seguir podemos ver o programa calculando a tabuada do número 9:

Tabuada em Python

Você pode estender o programa para calcular qualquer intervalo de valores na tabuada, como por exemplo uma tábua de  multiplicações de 1 a 20. Experimente modificar o programa para treinar e aprender mais.

É isso aí! Nos próximos artigos criaremos mais algoritmos de cálculos variados em Python. Até!

Sobre Fábio dos Reis (1358 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*