IDE PyCharm Community
O PyCharm é um IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) utilizado para programação e Python, que possui diversos recursos extremamente úteis e que facilitam deveras as tarefas de desenvolvimento de software – principalmente quando comparado com o IDE padrão do Python, o IDLE.
O PyCharm é desenvolvido pela empresa tcheca JetBrains, sendo escrito em Java e Python, e está disponível para vários sistemas operacionais, como Windows, Linux e OS X.
Existem várias licenças disponíveis para o uso do IDE: Professional Edition, que é paga (porém gratuita para alguns casos específicos), e uma versão gratuita e open source, a Community Edition, distribuída sob licença Apache. Neste tutorial vamos mostrar como baixar e instalar a versão Community.
Entre os principais recursos presentes no PyCharm destacamos os seguintes:
- Debugger gráfico
- Unidade de testes integrada
- Integração com sistemas de controle de versão, como Git, Mercurial e Subversion
- Análise de código
- Code Completion
- Sintaxe e Erros destacados
- Refatoração
- Suporte a desenvolvimento com Django
Baixando e instalando o PyCharm Community no Windows
Pré-requisito: instale o Python em seu sistema antes. Estamos usando a versão 3.5.2 do Python neste tutorial e a versão mínima suportada é a 2.4. Recomenda-se 2GB de memória RAM para execução do IDE (mínimo 1GB).
Para baixar o IDE, visite o site https://www.jetbrains.com/pycharm/ e clique no link de download. Escolha a opção “Community” e clique no botão de download correspondente para baixar o software para sua máquina. A versão mais recente, quando este tutorial foi escrito, é a 2016.2.2.
Após baixar o PyCharm, execute o instalador. Na tela de boas-vindas, clique no botão “Next” para prosseguir:
Na tela seguinte, escolha o local de instalação do software. Geralmente aceitamos o local padrão e apenas clicamos em “Next“.
Logo após vocâ poderá escolher algumas opções de instalação, como criar um atalho na área de trabalho e criar associações com arquivos .py. Marcarei ambas as opções. Clique em “Next” para avançar.
Na tela seguinte devemos escolher a pasta do menu iniciar para o programa. Deixe a opção padrão e clique em “Install” para iniciar a instalação do software.
Aguarde enquanto o PyCharm Community Edition é instalado em seu sistema:
Após o término da instalação, marque a caixa “Run PyCharm Community Edition” para iniciar o programa, e clique em “Finish” para finalizar o processo
Na sequência será exibida uma caixa de diálogo perguntando se você quer importar configurações do programa de uma versão anterior do software, caso você o tenha instalado previamente. Como provavelmente essa é a primeira instalação em seu computador, apenas marque a opção “I do not have a previous version of PyCharm or I do not want to import my settings” e clique em “OK“:
Na ela seguinte será exibido o acordo de licença de uso do software. Clique em “Accept” para prosseguir.
Aguarde enquanto o programa é inicializado:
Na sequência surgirá uma caixa de diálogo de configuração inicial do IDE. Nesta caixa você poderá escolher o esquema de mapa de teclas, o tema da IDE, e as configurações de fontes e cores do editor:
Os esquemas de keymap incluem:
- IntelliJ IDEA Classic (padrão)
- Emacs
- Visual Studio
- Eclipse
- Eclipse (Mac OS X)
- NetBeans
Vou deixar o esquema padrão, “IntelliJ IDEA Classic“.
Há três temas disponíveis no IDE agora: Darcula, IntelliJ e Windows. Selecione o que for mais agradável para você – clicando em “Click to preview” você pode ver como é o tema escolhido.
Também há alguns esquemas de cores e fontes, como:
- Default
- Darcula
- Github
- Monokai
- Twilight
- WarmNeon
Escolhe o que mais lhe aprouver, visualize com “Click to preview“, e clique em “OK” para aceitar a configuração escolhida:
Será exibida a tela inicial do programa, onde você pode criar um novo projeto, abrir um projeto existente, ou verificar um projeto a partir do controle de versão.
Vamos criar um projeto de exemplo para verificar a funcionalidade do IDE. Clique em “Create New Project“:
Logo na sequência será perguntado qual o caminho do interpretador Python instalado em seu sistema. Você pode descobrir isso abrindo o shell do Python (IDLE) e digitando a seguinte sequência de comandos:
import sys print (sys.executable)
No meu caso o valor retornado foi:
C:\Users\Fábio\AppData\Local\Programs\Python\Python35-32\pythonw.exe
Entre com o caminho do interpretador na caixa “Interpreter” e pressione Enter. Aguarde enquanto o interpretador é atualizado:
Clique no botão “Create” para prosseguir:
Será exibida a tela principal do IDE. Alguns atalhos são mostrados no centro da janela, como atalhos para busca, arquivos recentes, barra de navegação e visualização de projeto.
Pressione as teclas Alt + 1 para ir ao modo de visualização do projeto:
Agora que temos o PyCharm instalado, vamos testá-lo criando um script de teste e executando-o. Para isso, no painel do lado esquerdo, clique com o botão direito do mouse na pasta untitled, escolha New e em seguida, clique em File:
Na caixa de diálogo “New File” entre com um nome de arquivo, como por exemplo “teste“, e clique em OK:
Se for exibida na sequência a caixa “Register new File Type Association“, vamos registrar a associação do novo arquivo com arquivos do tipo script do Python. Clique na opção “Open matching files in PyCharm Community Edition“, selecione na lista o item “Python” e clique em OK:
Muito bem. Agora vamos escrever nosso código de exemplo no painel principal e executá-lo. Para isso, digite o código a seguir:
import sys print (sys.executable)
E então pressione a combinação de teclas Shift + F10 para executar o script, ou então clique no menu Run -> Run [nome da aplicação]:
Veja o resultado da execução do script na parte inferior da tela:
Excelente! IDE instalado e configurado com sucesso!
Nos próximos tutoriais vamos mostrar como utilizar diversas funções presentes no PyCharm para facilitar o desenvolvimento de aplicações em Python. Até lá!