Como verificar se uma lista está vazia em Python

Como verificar se uma lista está vazia em Python

Uma operação comum em Python é verificar se uma lista está ou não vazia. Uma lista é uma das estruturas de dados mais comuns empregadas em programação em Python, permitindo armazenar uma coleção de dados (elementos) de tipos diversos.

Existem várias formas de verificar se uma lista se encontra vazia em Python. A seguir listo três dessas formas.

1. Usando a função len()

A função len() retorna o valor 0 se uma lista passada a ela como argumento estiver vazia.

lista_desejada = []
if len(lista_desejada) == 0:
    print("Lista vazia!")
else:
    print("A lista não está vazia")

Verificar se lista está vazia em PythonEsse é um método muito simples de escrever e entender, porém não é muito rápido, pois é necessário calcular o comprimento da lista e então realizar a comparação.

2 – Comparar com lista vazia

Outra forma de conferir se uma lista em Python está vazia é realizando uma comparação entre a lista desejada e uma lista sabidamente vazia:

lista_vazia = []
lista_desejada = []
if lista_desejada == lista_vazia:
    print("A lista está vazia!")
else:
    print("A lista não está vazia")

Verificar se lista está vazia em PythonTambém se trata de um método relativamente lento, pois é necessário criar uma lista vazia para realizar a comparação. porém, é um método simples e fácil de implementar.

3 – Usando operador lógico NOT

E agora, o método mais interessante (e recomendado): usar o operador lógico not. Em Python, uma estrutura de dados vazia é sempre avaliada como “falsa” em uma operação lógica, e podemos tirar proveito disso para verificar se a lista está ou não vazia:

lista_desejada = []
if not lista_desejada:
    print("A lista está vazia!")
else:
    print("A lista não está vazia")

Verificar se lista está vazia em PythonEste método é computacionalmente mais rápido que os dois métodos anteriores, porém é necessário compreender essa característica das listas em Python (retorno booleano em listas vazias).

Leia mais sobre Python aqui.

Sobre Fábio dos Reis (1365 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*