Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Geração de Números Aleatórios e módulo Random em Python

Como gerar números aleatórios em Python com o módulo random

Geração de Números Aleatórios e o módulo Random em Python

A geração de números aleatórios é uma técnica importante na programação para criar simulações, jogos e outras aplicações que exigem variabilidade. Em Python, podemos gerar números aleatórios usando o módulo random.

Existem dois tipos de funções de geração de números aleatórios: funções que geram números inteiros aleatórios e funções que geram números de ponto flutuante aleatórios.

Módulo random em Python

O módulo random é um módulo Python que contém funções para gerar números aleatórios. Para usar as funções do módulo random, precisamos importá-lo primeiro usando a instrução import.

Aqui estão algumas funções aleatórias comuns do módulo random:

Sintaxe:

import random
var = random.randint([min,max])

Onde min e max são números inteiros opcionais com a faixa de valores a ser usada.

Vejamos exemplos de como usar o módulo random:

import random
# Gerar um número aleatório entre 0 e 1
print(random.random()) # Saída: 0.345894523
# Gerar um número inteiro aleatório entre 1 e 10
print(random.randint(1, 10)) # Saída: 7
# Gerar um número de ponto flutuante aleatório entre 0 e 1
print(random.uniform(0, 1)) # Saída: 0.8762541
# Escolher um elemento aleatório de uma lista
lista = ['maçã', 'banana', 'laranja', 'manga']
print(random.choice(lista)) # Saída: 'laranja'
# Embaralhar uma lista aleatoriamente
random.shuffle(lista)
print(lista) # Saída: ['manga', 'maçã', 'laranja', 'banana']
# Selecionar aleatoriamente 2 elementos de uma lista
amostra = random.sample(lista, 2)
print(amostra) # Saída: ['laranja', 'banana']

Neste exemplo, importamos o módulo random e usamos as funções random(), randint(), uniform(), choice(), shuffle() e sample() para gerar números aleatórios ou elementos aleatórios de uma lista. Note que a função randint() gera números inteiros aleatórios entre a e b inclusive.

Exercício: Jogo de Adivinhação

Crie um programa que gere um número aleatório entre 1 e 20, e que peça para o usuário adivinhar o número gerado.
Se a tentativa do usuário não for correta, o programa deve informar se ele tentou um valor baixo ou alto, comparando com o valor gerado. Se o usuário acertar, exibir a msg ‘Parabéns, você acertou!”.

O programa deve permitir até 3 tentativas.

Código sugerido para a resolução

import random
print('Bem-vindo ao jogo de adivinhação!')
print('Você terá três chances para adivinhar um número aleatório, entre 1 e 20')
num = random.randint(1,20)
for i in range(3):
    print('\nQual a sua escolha?')
    chute = int(input())
    if chute == num:
        print('\nParabéns, você acertou!')
        break
    elif chute > num:
        print('Número alto.')
    else:
        print('Número baixo.')
if chute != num:
    print('\nO número secreto era o {}'.format(num))

É isso aí! Neste tutorial vimos com gerar números aleatórios em Python usando o módulo builtin random.

Sair da versão mobile