Curso Básico de JavaScript – Constantes

Constantes em JavaScript

Uma variável comum pode ter seu valor alterado a qualquer momento durante a execução do script, bastando para isso atribuir um novo valor a ela. Porém, às vezes precisamos armazenar valores que nunca mudarão durante o decorrer da execução do programa. Neste caso, podemos utilizar Constantes. Uma constante é criada como uma variável inicializada, e seu valor é permanente, não podendo ser alterado durante a execução do script. Ela recebe um valor ao ser criada, e esse valor permanece sempre o mesmo durante toda a execução do programa.

Criando uma constante em JavaScript

Para criar uma constante usamos a palavra-chave const, seguida do nome desejado para a constante e de um valor a ela atribuído. Por exemplo, vamos criar uma constante de nome PERIODO, cujo valor será o número 12:
const PERIODO = 12;
Após criada, essa constante PERIODO manterá o valor 12 durante a vida do script. Uma boa prática ao criar constantes é nomeá-las sempre com letras maiúsculas para se diferenciarem de variáveis normais. Se alterarmos o valor da constante no código (na linha onde foi declarada), seu valor será automaticamente alterado em todos os pontos onde a constante aparece no script. Essa é uma das grandes vantagens do uso de constantes, pois permite uma rápida manutenção no código quando necessário. Exemplo de script com constantes O exemplo a seguir usa uma constante de nome PERIODO, cujo valor é 10, para representar o número de parcelas de um empréstimo sem juros. O usuário deverá digitar o valor do empréstimo, e o programa irá informar o valor de cada parcela a ser paga:
<script>
 var nome;
 var parcela;
 const PERIODO = 10;
 valor = prompt("Digite o valor total");
 parcela = valor / PERIODO;
 alert("O valor da parcela é " + parcela);
</script>
Próximo: Operadores Aritméticos
Sobre Fábio dos Reis (1114 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*