Curso de Programação Web com PHP e MySQL – Introdução

Curso de Programação Web com PHP – Apresentação

O PHP, cuja sigla é um acrônimo recursivo que significa “PHP: Hypertext Preprocessor”, é uma linguagem de programação de scripts que permite a criação de conteúdo dinâmico para a Web com conectividade a Bancos de Dados. Usamos o PHP para a criação de aplicações de software baseadas na Web, basicamente.

Para que você possa acompanhar o Curso de PHP da Bóson Treinamentos, é importante preencher alguns pré-requisitos. São eles:

  • Ter noções de Lógica de Programação
  • Conhecer um pouco sobre Bancos de Dados, incluindo a linguagem SQL do MySQL
  • Instalar alguns pacotes de software (basta seguir as orientações das próximas aulas)

Caso você não tenha nenhuma noção de Lógica de Programação e nem de Bancos de Dados com MySQL, confira antes nossos cursos respectivos a partir dos links abaixo:

Curso de Lógica de Programação (em vídeo no YouTube)

Curso de Bancos de Dados com MySQL (tutoriais e vídeos)

O curso de PHP será constituído por artigos explicativos, com trechos de código para você testar em seu ambiente (computador), e vídeos de nosso canal do YouTube para você assistir às explicações sobre cada tópico. Os vídeos estarão disponíveis nas próprias páginas das lições, não sendo necessário acessar o YouTube para assisti-los. A não ser, é claro, que você queira acessar nosso vasto acervo com quase mil vídeos de aulas e tutoriais.

Dito isto, vamos a algumas considerações sobre a linguagem PHP.

O PHP

O PHP é uma linguagem de script “server-side”, ou seja, que é executada no lado do servidor Web, criada em 1995. O código PHP é comumente incorporado no HTML de uma página Web, de modo a permitir o gerenciamento de conteúdo dinâmico e rastreamento de sessões, entre muitas outras coisas. Também é muito utilizado em conjunto com diversos frameworks Web, como o WordPress.

Trata-se de uma linguagem que agrega segurança, eficiência e simplicidade ao desenvolvimento Web, além de ser muito flexível e relativamente fácil de aprender. O PHP utiliza uma sintaxe em seus código similar à da linguagem C.

É possível trabalhar com vários sistemas gerenciadores de bancos de dados diferentes no PHP, incluindo  o popular MySQL (que utilizaremos neste curso), PostgreSQL, Oracle Database, e até o Microsoft SQL Server.

Curso de PHP com MySQL - Mascote

Exemplo de código em PHP

A seguir temos um exemplo de código em PHP, o famoso “Olá Mundo”:

<?php
    echo “<strong>Olá Mundo!</strong>”;
?>

O código em PHP está inserido entre as tags <?php e ?>. Há outras formas de inserir o PHP dentro do arquivo, que serão detalhadas nas próximas aulas do curso. Note também que o código PHP aceita tags HTML incorporadas, como no exemplo onde usamos os comandos echo e a tag  <strong>.

O que você vai precisar para acompanhar o curso

Para que você possa acompanhar o Curso de PHP da Bóson Treinamentos, você precisará de alguns softwares instalados e configurados. Entre eles:

  • Servidor Web (Apache recomendado)
  • Sistema gerenciador de bancos de dados MySQL
  • O PHP
  • Um editor de textos (Bloco de notas, Notepad++, gedit, vi, Atom, TextWrangler, etc) – Recomendamos o VS Code ou o Notepad++

Se você tiver acesso a um web host que rode esses softwares, excelente! Caso contrário, você deve instalar os programas necessários em seu PC localmente. Recomendo fortemente usar pacotes como o LAMP, WAMP, XAMPP ou MAMP, que trazem em uma instalação simplificada todos os programas necessários para começar a estudar PHP. Nos próximos artigos vou mostrar como instalar esses pacotes no Linux, Windows e Mac OS X. A escolha de qual usar é sua – qualquer um deles servirá perfeitamente.

Sobre Fábio dos Reis (1376 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Curso de Programação Web com PHP e MySQL – Introdução

  1. Roberto Marques Dracxler // 14/06/2020 em 12:03 // Responder

    Fábio, bom dia!
    Meu nome é Roberto, e gostaria que você me oriente quanto a seguinte dúvida.
    –> Já estudei Lógica de Programação, Pascal, Modelagem de Dados e Mysql, porém nunca trabalhei como programados. o que gostaria de saber é qual o próximo curso que devo fazer, para poder aplicar o que aprendi. Na minha cabeça existe a ideia de que deve ser PHP ou Python, de modo que eu possa fazer um programa para um supermercado, por exemplo, aonde teremos uma tela gráfica e o sistema, automáticamente, providencie a baixa baixa do produto, tudo isto usando uma tela gráfica capaz de fazer a leitura do produto por código de barras.
    obrigado
    Roberto Marques Dracxler
    (21)98267-6688

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*