Como alterar a senha de um usuário no Oracle Database

Como alterar a senha de um usuário no Oracle Database

Neste tutorial vamos mostrar os procedimentos necessários para que seja possível alterar a senha de um usuário no Oracle Database. Para isso, vamos precisar usar o comando ALTER USER.

Você deve estar logado com permissões de administrador para poder alterar a senha de um usuário que não seja o seu próprio.

Sintaxe

A sintaxe do ALTER USER que devemos empregar para alterar a senha de um usuário no Oracle Database é a seguinte::

ALTER USER nome_usuário IDENTIFIED BY nova_senha;

Parâmetros

Precisamos informar dois parâmetros para realizar a troca de senha:

  • nome_usuário
    • O nome do usuário cuja senha queremos alterar
  • nova_senha
    • A nova senha que será atribuída ao usuário.

Exemplo

Vejamos um exemplo de como trocar a senha de um usuário no Oracle Database. Vamos alterar a senha de um usuário chamado fabio para o valor abc123**: 

ALTER USER fabio IDENTIFIED BY abc123**;

É isso! Após executar este comando, a senha de fabio será alterada para abc123**. Note que, não é necessário conhecer a senha atual; desta forma, este comando pode ser usado para criar uma nova senha no caso do usuário não se lembrar de sua senha original .

 
Sobre Fábio dos Reis (1344 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*