Samsung desabilita o Windows Update em PCs e notebooks

Samsung desabilita o Windows Update em PCs e notebooks

O pesquisador e MVP Patrick Barker, em colaboração com outros pesquisadores, publicou um artigo no qual demonstra que a Samsung vem desabilitando deliberadamente a função de Windows Update em alguns computadores e notebooks que rodam Windows 8 e 8.1. Além disso, a Samsung também instala no computador do usuário um utilitário que impede o usuário de reabilitar essa função.

A Samsung distribui seu próprio software de atualização, chamado de “Samsung Update”, e um dos componentes desse software é um arquivo executável de nome “Disable_WindowsUpdate.exe“. Esse programa é executado toda vez que o usuário reinicia o computador, o qual altera a configuração do Windows Update sempre para “Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las”, e mesmo que o usuário tente alterar essa configuração, ela sempre volta a esse estado.

De acordo com a Samsung, esse executável é distribuído para impedir que a Microsoft distribua drivers para o USB 3.0 que possam não ser compatíveis com o computador, o que poderia impedir as portas USB de funcionarem corretamente ou até mesmo serem desabilitadas.

Na verdade, as atualizações ainda podem ser instaladas se o usuário assim o quiser, portanto não são bloqueadas. O problema é que o usuário de certa forma perde o direito de decidir quais configurações quer manter em seu próprio dispositivo, como por exemplo a opção de baixar e instalar automaticamente as atualizações – configuração muito importante, principalmente para usuários que não sabem como lidar com a instalação manual de updates.

Samsung Update em máquinas Windows

Não parece que a melhor forma de lidar com um problema de incompatibilidade seja desabilitar completamente a habilidade de instalar automaticamente atualizações em um sistema operacional, uma função chave na segurança do sistema e que é de extrema importância para o usuário. A Samsung vem tendo problemas relacionados à segurança de forma recorrente, como no caso da falha de segurança nos teclados de alguns smartphones.

A solução para o problema, de acordo com a Samsung, é desinstalar o pacote de atualizações da Samsung via Painel de Controle do Windows, o que desinstala também o serviço supracitado, permitindo restaurar a funcionalidade do Windows Update de acordo com o desejo do usuário.

Fonte: BSODAnalysis

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*