Samsung desabilita o Windows Update em PCs e notebooks
Samsung desabilita o Windows Update em PCs e notebooks
O pesquisador e MVP Patrick Barker, em colaboração com outros pesquisadores, publicou um artigo no qual demonstra que a Samsung vem desabilitando deliberadamente a função de Windows Update em alguns computadores e notebooks que rodam Windows 8 e 8.1. Além disso, a Samsung também instala no computador do usuário um utilitário que impede o usuário de reabilitar essa função.
A Samsung distribui seu próprio software de atualização, chamado de “Samsung Update”, e um dos componentes desse software é um arquivo executável de nome “Disable_WindowsUpdate.exe“. Esse programa é executado toda vez que o usuário reinicia o computador, o qual altera a configuração do Windows Update sempre para “Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las”, e mesmo que o usuário tente alterar essa configuração, ela sempre volta a esse estado.
De acordo com a Samsung, esse executável é distribuído para impedir que a Microsoft distribua drivers para o USB 3.0 que possam não ser compatíveis com o computador, o que poderia impedir as portas USB de funcionarem corretamente ou até mesmo serem desabilitadas.
Na verdade, as atualizações ainda podem ser instaladas se o usuário assim o quiser, portanto não são bloqueadas. O problema é que o usuário de certa forma perde o direito de decidir quais configurações quer manter em seu próprio dispositivo, como por exemplo a opção de baixar e instalar automaticamente as atualizações – configuração muito importante, principalmente para usuários que não sabem como lidar com a instalação manual de updates.
Não parece que a melhor forma de lidar com um problema de incompatibilidade seja desabilitar completamente a habilidade de instalar automaticamente atualizações em um sistema operacional, uma função chave na segurança do sistema e que é de extrema importância para o usuário. A Samsung vem tendo problemas relacionados à segurança de forma recorrente, como no caso da falha de segurança nos teclados de alguns smartphones.
A solução para o problema, de acordo com a Samsung, é desinstalar o pacote de atualizações da Samsung via Painel de Controle do Windows, o que desinstala também o serviço supracitado, permitindo restaurar a funcionalidade do Windows Update de acordo com o desejo do usuário.
Fonte: BSODAnalysis
Escreva um comentário