Nova versão do openSSH traz importantes atualizações e novos recursos

openSSH

O software openSSH nos permite efetuar acesso remoto a um sistema de forma segura, cripografando todo o tráfego – o que inclui as senhas – o que basicamente elimina diversos tipos de ataques, como eavesdropping (escuta). Além disso, o openSSH nos fornece funcionalidades de tunelamento e muitos métodos de autenticação, além de suportar todas as versões do protocolo SSH.

Essa atualização para a versão 7.0 do openSSH tem por objetivo principal deprecar métodos de criptografia fracos, legados ou inseguros.

openSSH - Servidor SSH

Alguns dos pontos mais importantes corrigidos por essa atualização incluem:

  • As versões do openSSH 6.8 e 6.9 configuravam os TTYs incorretamente para serem graváveis por todos. Atacantes locais seriam então capazes de escrever mensagens arbitrárias para usuários logados, incluindo sequências de escape do terminal.
  • Na versão portable do openSSH foram corrigidas falhas relacionadas ao suporte do PAM (Pluggable Authentication Modules) que comprometiam o processo de pré-autenticação dos usuários.

Novidades também foram introduzidas, como:

  • Adicionada a opção PubkeyAcceptedKeyTypes no ssh_config para controlar quais tipos de chave pública estão disponíveis para autenticação dos usuários.
  • No sshd_config foi adicionada a opção HostKeyAlgorithms parta controlas quais tipos de chaves públicas são oferecidas para a autenticação de hosts
  • Ainda no sshd_config a opção PermitRootLogin agora aceita o argumento “prohibit-password”, que é uma forma menos ambígua (e sinônimo) da opção “without-password”

Algumas das alterações, porém, podem ser potencialmente incompatíveis com versões anteriores do protocolo. Destacamos as seguintes:

  • O suporte para a versão legada do protocolo SSH 1 é desabilitada por padrão em tempo de compilação
  • O suporte ao mecanismo de troca de chaves de 1024 bits DH grupo 1 / SHA 1 é desabilitado por padrão em tempo de execução
  • Também são desabilitados por padrão em runtime o suporte a chaves de usuário e de host ssh-dss e ssh-dss-cert-*.

Recomendamos a atualização imediata do openSSH em todos os sistemas que o utilizam para acesso remoto.

Para saber mais sobre o protocolo SSH e seu uso no Linux, acesse o link a seguir: Protocolo SSH e conexão por senha no Linux

Para entender criptografia de chave pública e privada, acesse: Criptografia – Simétrica, Assimétrica e Funções de Hash.

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*