Nova tecnologia permite alimentar dispositivos via sinais WiFi

Nova tecnologia permite alimentar dispositivos via sinais WiFi

Engenheiros da Universidade de Washington desenvolveram uma tecnologia que permite usar um roteador WiFi para energizar dispositivos remotamente, transmitindo energia elétrica sem a necessidade de usar fios.
Esse sistema foi batizado de “Power Over Wi-Fi“, ou “PoWIFi“, e é sem dúvida uma das tecnologias mais inovadoras e interessantes divulgadas neste ano, de acordo com a revista americana Popular Science, que publicou a notícia em sua publicação anual “Best of What´s New 2015” (“O melhor das novidades em 2015”).

No início do ano pequisadores publicaram um artigo online mostrando como eles conseguiram coletar energia elétrica a partir de sinais de rede sem fio (WiFi), e usaram essa energia para alimentar um sensor de temperatura, uma câmera de baixa resolução Omnivision VGA e um carregador de um bracelete para rastreamento de atividades fitness Jawbone.

PoWFi - Alimentação via redes sem fio

No próximo mês (dezembro) o artigo final será apresentado na conferência CoNEXT 2015 em Heidelberg, na Alemanha, uma conferência sobre tecnologias e experimentos emergentes em redes.

Um dos autores do estudo, Vamsi Talla, disse que “Pela primeira vez conseguimos demonstrar como você pode usar dispositivos WiFi para energizar sensores em câmeras e outros dispositivos. Nós também criamos um sistema que pode coexistir tanto como um roteador WiFi comum quanto como uma fonte de energia, sem degradas a qualidade de seu sinal WiFi enquanto alimenta seus dispositivos remotos”. Vamsi Talla é um estudante de doutorado em engenharia elétrica na Universidade de Washington, EUA.

Com essa tecnologia poderemos ter um grande avanço no desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), na qual temos sensores e atuadores embarcados em dispositivos comuns usados no dia-a-dia, como telefones celulares, cafeteiras, relógios e muitos outros, permitindo que esses dispositivos interajam uns com os outros e também através da Internet. Um dos maiores desafios da IoT é justamente como levar energia elétrica para alimentar esses dispositivos sensores e atuadores de baixo consumo sem a necessidade de ter sempre uma conexão à rede elétrica próxima ou então ter de usar baterias e pilhas para alimentá-los.

Essa tecnologia representa um dos grandes sonhos de Nikola Tesla, começando a se materializar. Se realmente funcionar a contento e for desenvolvida, será uma grande revolução tecnológica.

Mais a respeito dessa nova tecnologia pode ser lido na página UW Today.

Sobre Fábio dos Reis (1194 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*