Nova classe de partículas descoberta no CERN

Nova classe de partículas descoberta no CERN

Uma nova classe de partículas foi descoberta pelo LHC, Large Hadron Collider, no CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear). O anúncio foi realizado por cientistas no dia 14/07 em um artigo no periódico Physical Review Letters.

A nova classe de partículas subatômicas é chamada de pentaquark, um tipo de partícula que consiste em quatro quarks e um antiquark unidos. A existência do pentaquark tem sido teorizada há anos (como aconteceu com o Bóson de Higgs), mas só agora os cientistas conseguiram encontrá-lo em definitivo.

CERN Large Hadron Collider - LHC

Large Hadron Collider no CERN

Os quarks são partículas elementares que existem em seis variações, chamadas de “flavors” (“sabores”), de nomes up, down, top, bottom, strange e charm. Esses quarks se combinam de formas variadas para formar diversas partículas compostas, compo por exemplo os conhecidos nêutron e próton, compostos cada um de três quarks.

A descoberta do pentaquark foi realizada observando o decaimento de um tipo de partículas subatômicas denominada Bárion Lambda B. Os dados da pesquisa foram coletados entre 2009 e 2012, e muitos cientistas ficaram cautelosos quanto aos resultados pois alguns experimentos anteriores haviam sido invalidados.

De acordo com Guy Wilkinson, porta-voz do LHCb, “O pentaquark não é apenas uma nova partícula qualquer. Ele representa uma nova forma de agregar quarks, em um modelo que nunca foi observado antes, em mais de 50 anos de buscas experimentais. Estudar suas propriedades poderá nos permitir compreender melhor como a matéria comum, os prótons e os nêutrons dos quais somos feitos, é constituída”.

Fonte: CERN Press Office

Sobre Fábio dos Reis (1339 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*