New Horizons envia imagem de Caronte, lua de Plutão

A NASA publicou a imagem mais nítida já obtida da principal lua do planeta anão Plutão, Caronte, tirada pela nave New Horizons. Essa foto, tirada no dia 13 de julho a uma distância de 464 mil kilômetros de Caronte, tem uma resolução de 2,4 Km por pixel, e mostra muitos detalhes sobre a superfície do corpo celeste.

Caronte (Charon), lua de Plutão

Caronte, lua de Plutão

Essa imagem foi obtida com o instrumento LORRI, uma câmera de alta resolução a bordo da sonda New Horizons, antes que a espaçonave fizesse sua maior aproximação de Plutão.

Na imagem podemos ver muitos pontos interessantes, como por exemplo uma área escura próxima ao pólo norte de Caronte, que os pesquisadores apelidaram de “Mordor”. Também é possível visualizar um cânion na parte superior direita da imagem que tem uma profundidade entre 6,5 e 9,5 km.

Cathy Olkin, membro da equipe da New Horizons, disse que “Talvez a lua tenha sido geologicamente ativa recentemente”, referindo-s a uma área relativamente plana com poucas crateras que aparece na imagem.

A lua Caronte é tão grande em relação a Plutão que ambos os corpos, na verdade, orbitam um ao outro, a cada 6,387 dias, como se fossem um planeta binário. As órbitas das demais luas de Plutão são afetadas pela influência gravitacional de ambos os corpos, tanto Caronte quanto Plutão.
Na imagem a seguir vemos Plutão e Caronte juntos, em outra foto tirada pela New Horizons:

Plutão e Caronte, foto tirada pela New Horizons

Plutão e Caronte, foto tirada pela New Horizons em 11 de julho de 2015

Dados sobre Caronte:
Descobrimento: 22 de junho de 1978 por James W. Christy
Raio médio: 603,5 km
Diâmetro: 1208 Km (metade de Plutão!)
Gravidade na superfície: 0,278 m/s2
Albedo: de 0,36 a 0,39
Temperatura: -220ºC
Magnitude aparente: 16,8

 

Fonte: NASA

Sobre Fábio dos Reis (1298 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*