IBM lança o LinuxONE, Mainframe que roda apenas Linux!

“Linux sem limites”

A gigante da informática IBM anunciou ontem o lançamento de uma linha de mainframes chamada de LinuxONE que rodarão exclusivamente Linux, incluindo Ubuntu Linux.

A IBM e a Canonical estão trabalhando em conjunto para criar uma distribuição Ubuntu para o LinuxONE e também para outros sistemas IBM z. O Ubuntu, juntamente com Red Hat e SUSE será uma distribuição principal no IBM z.

IBM Mainframes LinuxONE Emperor e Rockhopper

IBM Mainframes LinuxONE Emperor e Rockhopper

O maior dos sistemas LinuxONE recebeu o nome de “Emperor” (“Imperador”), e pode ser escalonado para rodar até 8000 máquinas virtuais, ou ainda dezenas de milhares de containers, utilizando o processador IBM z13, que foi anunciado em janeiro desse ano, e é considerado por muitos como o microprocessador mais rápido do mundo atualmente, podendo suportar até 50 servidores virtuais por núcleo (!!). Impressionante.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação do LinuxONE no YouTube:

De acordo com a IBM o LinuxONE irá “liberar todo o potencial do Linux para os negócios”, podendo suportar literalmente milhões de usuários ativos.

Além disso, a IBM também está lançando um outro modelo do mainframe, chamado de LinuxONE Rockhopper, para empresas e organizações de médio porte.

Mais informações no site IBM LinuxONE (em inglês)

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*