Dados capturados por conexões IoT devem chegar a 1,6 Zetabytes em 2020

De acordo com um relatório da empresa ABI Research, o volume de dados capturados por dispositivos conectados à IoT (Internet das Coisas) ultrapassou 200 exabytes (EB) no ano de 2014. Estima-se que o crescimento anual deve aumentar exponencialmente até o final da década, podendo chegar a 1,6 zetabytes em 2020.

O analista da empresa diz que “Os dados que se originam de produtos e processos conectados seguem uma certa ordem de magnitudes. Os volumes anuais que são gerados em endpoints são contados em yotabytes, porém uma pequena fração desta vasta masa de dados está sendo realmente capturada para armazenamento ou análise posterior. E, do volume que é capturado, na média mais de 90% é armazenado ou processado localmente sem um elemento da nuvem, embora essa razão possa variar muito por segmento de aplicação. Até agora, os dados que são processados localmente tipicamente tem estado inacessíveis para análise, mas isso está começando a mudar”

ABI Research - Mercado de IoT (Internet das Coisas)

Falando em arquitetura de implantação, a Internet das Coisas está atualmente passando por uma grande mudança de paradigma, de cloud computing para edge computing.

O analista da ABI Dan Shey acrescenta que “A Edge Computing é um enorme desafio para toda a cadeia de valor da IoT, pelo que podemos ver da forma como plataformas de nuvem, fornecedores de gateways e fornecedores de ferramentas de análise estão se esforçando para colaborar uns com os outros. É também uma grande oportunidade para diversos players de hardware e software que vem trabalhando para atingir essa meta muito antes da própria IoT, como um conceito, se tornar popular. Nomes como AGT International, Eurotech, Kepware Technologies, OSIsoft e Panduit são todos exemplos de empresas cuja experiência em inteligência distribuída agora permite que elas expandam seu mercado alvo de forma significativa”.

Fonte: Microwave Journal, Vol. 58. No. 6, Edição Impressa.

Sobre Fábio dos Reis (1360 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*