Arduino IDE 1.6.6 lançado e disponível para download

Arduino IDE 1.6.6

Ontem, dia 03 de novembro, foi anunciado o lançamento do Arduino IDE 1.6.6, versão atualizada da interface de desenvolvimento para placas Arduino. Essa atualização resolve 723 pendências remanescentes, sendo que as principais novidades são:

  • O arduino-builder, uma ferramenta de linha de comandos que permite resolver dependências de bibliotecas e ajustar as unidades de compilação, podendo também ser utilizada como um programa autônomo (standalone) em um ambiente de integração contínua.
  • Núcleo USB acoplável: Com esta função o Arduino pode agir como uma grande quantidade de dispositivos USB sem a necessidade de alterações no núcleo do software, graças à nova arquitetura modular. As bibliotecas baseadas nesse novo subsistema estão sendo desenvolvidas nesse momento.
  • Plotter serial: Agora é possível plotar dados em tempo real, de forma facilitada, com codificação extremamente simples.
  • O exemplo do ArduinoISP foi bastante melhorado, e agora permite gravar seu chip AVR usando qualquer placa, incluindo de terceiros.
  • Caso uma biblioteca ou o core do sistema tiver alguma atualização disponível, um simples popup aparecerá avisando, de modo que o software possa sempre ser mantido atualizado com rapidez.

E muitas outras mais. Uma lista completa das correções pode ser encontrada na página do github do Arduino

Arduino e Genuino Mini

Porém nem tudo são flores. Alguns usuários que já baixaram e instalaram a nova versão da IDE para testar se queixaram de instabilidades diversas e da ocorrência de alguns bugs. Talvez seja melhor esperar alguns dias antes de instalar essa versão para uso real, até que esses problemas sejam efetivamente resolvidos. De qualquer forma, pode valer a pena experimentá-la.

Para baixar o Arduino IDE acesse a página de Downloads no site do Arduino. Lá você encontrará versões para Windows, Mac OS X e Linux 32/64 bits

Fonte: Blog do Arduino

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*