Como proteger seus documentos do Microsoft Excel 2013 com senha criptografada
No Microsoft Excel é possível configurar uma senha de proteção para seus documentos, que impede a abertura dos arquivos por pessoas não-autorizadas.
Isso significa que quem não possuir a senha de proteção não poderá abrir o documento e, assim, não terá acesso a seu conteúdo.
O procedimento para configurar a senha de proteção de pasta de trabalho (documento completo) é bastante simples. Basta seguir os passos abaixo:
Configurando senha de proteção na planilha do Excel
1 – Clique na aba “Arquivo” e acesse o item “Informações”
Clique no item “Proteger Pasta de Trabalho” para ver as opções de segurança disponíveis para os documentos do Microsoft Excel. A opção que utilizaremos é “Criptografar com Senha“. Clique nesta opção:
Na caixa de diálogo “Criptografar Documento” entre com a senha de proteção desejada e clique no botão OK:
Redigite a senha para confirmação na caixa de diálogo “Confirmar Senha” e clique em OK para finalizar o processo:
O item “Proteger Pasta de Trabalho” ficará marcado com um fundo amarelo, indicando que a pasta de trabalho (documento do Excel) está protegida por senha.
Procedimento finalizado. Após terminar de editar sua planilha, salve-a e feche-a.
Para testar a segurança da planilha, abra novamente o documento. Será pedida a senha de acesso configurada anteriormente. Sem essa senha, não será possível abrir o documento. Para abri-lo, entre com a senha e clique em OK:
O documento está protegido por senha contra acessos não-autorizados.
Retirando a proteção de senha da planilha
Para retirar a senha de proteção o procedimento é muito simples: basta seguir os mesmos passos utilizados para configurar uma senha, como visto anteriormente, mas em vez de digitar uma senha na caixa de diálogo “Criptografar Documento“, apenas a deixe em branco e clique em OK. A senha será apagada, e o documento voltará a se acessível por todos.
Proteção de Planilhas individuais
No Excel também é possível proteger planilhas individualmente, determinando o que os usuários podem fazer em cada uma dentro do documento, como alterar dados, digitar informações, efetuar formatação, etc.
Veremos esse procedimento em nosso próximo tutorial.
Até mais!