15 atalhos de teclado para o Excel selecionados

Atalhos de Teclado Selecionados para o Excel

Microsoft Excel 2013

O Microsoft Excel é, sem dúvida, um dos softwares mais úteis e populares já desenvolvidos, sendo utilizado por milhões de pessoas diariamente em empresas, instituições de ensino e até mesmo nas casas dos usuários. Saber utilizar bem esse software é fundamental para tirar o máximo proveito de tudo o que ele pode oferecer, e uma habilidade que pode aumentar significativamente a produtividade de quem trabalha com o Excel é conhecer atalhos de teclado para as principais funções e tarefas do aplicativo.

Neste artigo selecionamos 15 atalhos de teclado muito úteis para quem trabalha com o editor de planilhas eletrônicas Microsoft Excel. Todos funcionam nas versões do Excel 2013 e 2016, e a maioria também funciona no Excel 2010. Confira a seguir:

Alt ou F10: Acessar o Ribbon. Este método permite acessar os itens dos menus via teclado. Pressione uma das teclas, Alt ou F10, e aparecerão letras junto de cada item visível dos menus. Pressione a letra correspondente para ativar ou aplicar uma das opções desejadas. Para sair, pressione Esc.

Alt + Shift + F1: Inserir uma nova planilha no documento.

Ctrl + F1: Mostrar ou ocultar o Ribbon.

Ctrl + F4: Fechar o documento atual (workbook), sem sair do Excel..

Ctrl + PageDown e Ctrl + PageUp: Alternar entre as planilhas do documento, movendo-se para a esquerda ou para a direita.

F12: Mostrar a caixa de diálogo “Salvar Como”

Ctrl + : Inserir a hora atual na célula.

Ctrl + ; Inserir a data atual na célula.

Ctrl + D: Executa o comando Preencher para as células selecionadas abaixo. Esse comando copia o conteúdo e o formato da primeira célula selecionada na coluna.

Shift+Espaço Selecionar a linha atual inteira
Ctrl+Espaço Selecionar a coluna atual inteira

Ctrl+Shift+Arrow Key Estender a seleção até a última célula que possua conteúdo na linha ou coluna atual.

Ctrl+ + Abre o menu para inserir célula / linha / coluna
Ctrl+ – Abre o menu para excluir célula / linha / coluna
Ctrl+s Salvar o arquivo com seu nome nome, local e formato atuais.

Shift+F3 Inserir uma função dentro de uma fórmula.

Ctrl+Shift+“n” Aplicar um formato específico às células selecionadas. O formato é dado pelo valor de “n”, que pode ser um dos seguintes (substitua “n” pelo número do formato desejado):

1 Formato de número, com duas casas decimais, separador de milhares e sinal de negativo (-) para valores menores que zero.
2 Formato de Hora mostrando hora e minuto.
3 Formato de data com dia, mês e ano.
4 Formato de moeda com duas casas decimais.
5 Formato de porcentagem sem casas decimais.
6 Formato de Notação Científica com duas casas decimais.

Existem muitos outros atalhos disponíveis no Excel – mais de 200! – e traremos uma lista completa deles em um outro artigo sobre o editor de planilhas Microsoft Excel. Até lá!

Sobre Fábio dos Reis (1194 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
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