Wireshark no Mac OS X – Parte 02
Na parte 01 deste tutorial, vimos como instalar o XQuartz no OS X, que é um pré-requisito para a instalação do Wireshark. Agora, vamos realizar a instalação do Wireshark no Mac OS X, e logo na sequência iremos capturar alguns pacotes para testá-lo.
Para começar, acesse o site do Wireshark, www.wireshark.org, e clique no link de download logo na página inicial. Ao entrar na página de download, você poderá selecionar a versão do Wireshark que deseja instalar. Há versões disponíveis para OS X 10.6 e posteriores, tanto 32 quanto 64 bits. Neste tutorial eu usei a versão de 64 bits, que provavelmente será a sua também. Note que há uma versão de desenvolvimento, Development Release (2.0.0rc1), que dispensa a instalação do XQuartz realizada na parte 01 do tutorial. Porém, em nossos testes, ela apresentou alguns problemas na captura de pacotes, por isso optamos por mostrar a instalação da versão estável do Wireshark.
Clique no arquivo desejado e realize o download do pacote do Wireshark.
Aguarde enquanto o download é realizado. O pacote de instalação do Wireshark, versão 1.12.8, tem cerca de 26,5 MB de tamanho.
Após o término do download, clique no arquivo baixado para abri-lo:
E então, dê um duplo-clique no arquivo do pacote Wireshark 1.12.8 Intel 64.pkg para abrir o instalador:
Será aberto o instalador do Wireshark para Mac Os X. Clique em Continuar na tela de boas-vindas:
Na próxima tela leia a Licença de Uso do Software e clique em Continuar:
Na caixa de diálogo que aparecerá, clique em Concordar para aceitar os termos do contrato de licença de uso do Wireshark:
Clique no botão Instalar para iniciar o procedimento. Serão usados 105,5 MB de espaço em disco no computador:
Será necessário digitar sua senha para prosseguir com a instalação. Digite-a na caixa adequada e clique em Instalar Software:
Aguarde enquanto o Wireshark é instalado em seu Mac:
Excelente! Instalação do Wireshark no OS X completada corretamente. Clique em Fechar para sair do instalador:
Agora vamos abrir o Wireshark para testá-lo. Clique no Launchpad e localize o ícone do Wireshark no final da lista. Clique sobre ele para abrir o programa:
A caixa de diálogo que aparecerá informa que na primeira vez em que o Wireshark é aberto no Mac OS X, o cache de fontes será construído, e isso pode levar vários minutos. Não se preocupe se demorar, apenas aguarde. Esse procedimento só ocorrerá na primeira vez que o Wireshark for aberto. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
Aí está – Wireshark instalado no Mac OS X. Note que ele detectou corretamente minhas interfaces de rede – Ethernet en0 e Loopback lo0.
Para testar, simplesmente iniciei a captura de pacotes, abri o navegador Safari e entrei no site da Bóson Treinamentos. Veja na tela abaixo a captura de pacotes realizada. O Wireshark está funcionando perfeitamente.
É isso aí! Wireshark instalado com sucesso no Mac OS X, e pronto para capturar pacotes de rede. Caso queira aprender mais sobre o Wireshark, não deixe de assistir aos nossos vídeos da Lista de Wireshark no Canal do YouTube da Bóson Treinamentos.