Como criar um pendrive de instalação do OS X El Capitan

Criar pendrive de instalação do OS X El Capitan

Neste tutorial vamos mostrar como criar um pendrive de instalação bootável do OS X El Capitan. Assim, você poderá atualizar vários Macs de uma vez ou realizar uma instalação limpa sempre que for necessário, sem ter de baixar o instalador – que é grande – diversas vezes. Além disso, possuir um pendrive instalador do OS X traz a vantagem de sempre ter à mão uma forma de recuperar um sistema com problemas.

Requisitos para o procedimento

Você precisará de:

  • Um pendrive de 8GB ou maior. Ele será formatado, portanto todo o seu conteúdo será apagado.
  • O app Install OS X El Capitan.app no diretório de Aplicativos de seu Mac, o qual pode ser baixado da App Store – mas não deve ser instalado –o instalador deverá ser fechado assim que terminar o download do app.
  • Um Mac compatível com o El Capitan – verifique antes se seu Mac pode receber esse sistema operacional.

Procedimentos:

1. Entre na App Store e baixe o app instalador do OS X El Capitan. O arquivo tem pouco mais de 6,2 GB, portanto o download pode demorar um bocado caso sua conexão à Internet seja lenta. É necessário ter uma conta na App Store (gratuita) para efetuar esse download.

2. Após o término do download, o app de instalação será aberto automaticamente para atualização de seu sistema, como mostra a tela a seguir:

Criar pendrive de boot do sistema operacional OS X El Capitan

3. Não vamos instalar o sistema diretamente na máquina, mas sim criar um pendrive de instalação. Assim, devemos cancelar a instalação do El Capitan, clicando no menu “Instalação do OS X” e selecionando a opção “Encerrar instalação do OS X”, como mostra a figura a seguir:

Encerrar instalação do OS X El Capitan a partir do app

 

Encerrando a instalação do OS X El Capitan pelo app:

Encerrar instalação do OS X El Capitan

4. Se você abrir a pasta de Aplicativos do sistema, verá o arquivo do app baixado dentro dela:

App de instalação do OS X El Capitan

5. Agora insira o pendrive a ser utilizado em uma porta USB disponível. Lembre-se de que todo o conteúdo do pendrive será apagado durante o procedimento. Você pode formatá-lo com o sistema de arquivos correto (HFS+) conforme as instruções do artigo sobre formatação de pendrives e HDs externos no OS X, e então nomeá-lo com desejar. Vou usar o nome ElCapitan para o pendrive, que é bem sugestivo. Recomendo não usar espaços no nome a ser utilizado.

6. Após realizar a formatação, o pendrive estará pronto para receber os arquivos para instalação do Mac OS X El Capitan. Para isso, abra um Terminal (o terminal está localizado no Launchpad):

Terminal do OS X Yosemite e El Capitan

7. Digite o comando a seguir no Terminal:

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/ElCapitan --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app --nointeraction

A imagem abaixo mostra o comando digitado e pronto para ser executado:

Criar disco de instalação no Mac OS X

Tome cuidado com os espaços, barras invertidas, hífens (são sempre dois, antes das opções volume, applicationpath e nointeraction) e letras maiúsculas e minúsculas. Qualquer erro e o comando falhará. A palavra “ElCapitan” que aparece no comando na opção – -volume /Volumes/ElCapitan é o nome que demos ao pendrive durante seu particionamento e formatação. Todas essas instruções fazem parte de um único comando, portanto somente pressione Enter ao terminar de digitar tudo. Se preferir, copie e cole o comando no terminal para evitar erros de digitação.

Pressione Enter. Entre com a senha do administrador se requisitado (provavelmente é sua própria senha). A senha não irá aparecer no terminal quando digitada.

Agora aguarde. O procedimento pode levar vários minutos para completar:

Criando pendrive de boot no Mac OS X El capitan

 

Quando a operação finalizar, aparecerão as seguintes mensagens no Terminal:

pendrive de instalação do OS X El Capitan - Apple

Procedimento realizado com sucesso! O pendrive está pronto para ser utilizado na instalação do OS X El Capitan. Executando o comando df -h no terminal, podemos ver o quanto de espaço do pendrive foi utilizado para criar o instalador do sistema. Essa informação aparece na linha que informa que o sistema de arquivos está montado em “/Volumes/Install OS X El Capitan“:

Instalador do OS X El Capitan no Mac

Problemas eventuais

É muito comum o procedimento não funcionar na primeira tentativa, geralmente por erros de digitação. Se ocorrer algum erro, verifique cuidadosamente o comando digitado.

Caso apareça uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o comando “createinstallmedia“, tente reexecutar o procedimento, substituindo o nome do app de instalação por seu correspondente em português, como podemos ver a seguir:

sudo /Applications/Instalação\ do\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/ElCapitan --applicationpath /Applications/Instalação\ do\ OS\ X\ El\ Capitan.app --nointeraction

Caso você tenha alguma dificuldade em digitar caracteres com acentuação no terminal (como o ç ou ã), use os atalhos de teclado mostrados na tabela seguinte:

Caractere Atalho
Acento agudo ´ Option + e
Ç Option + c
Acento circunflexo ^ Option + i
Til ~ Option + n

Instalando o OS X El Capitan

Para instalar o El Capitan em um Mac, mantenha o pendrive na porta USB e reinicie o computador. Segure a tecla OPTION ao reiniciá-lo para acessar a tela do instalador. Vou mostrar esse procedimento completo no próximo tutorial.

Até mais!

 

Sobre Fábio dos Reis (1338 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Como criar um pendrive de instalação do OS X El Capitan

  1. gosto muito dos seus vídeos no youtube, só agora procurei o site pra mais informações, muito bacana e informativo essa parte do mac não sabia de algumas coisas desse tutorial e outras sabia, por ter um hacktosh eu procuro mais e mais coisas sobre instalação do mac e esse tutorial com certeza vai me ajudar muito, gostaria se for possível e se tiver algum pc com placa de vídeo intel hd graphics 2500 fizessem uma instalação passo a passo, sempre fica meia boca o sistema toda vez que instalo agradeço desde já pelo vídeo que fizer se não fizer também agradeço e abrigado por compartilhar os tutoriais e vídeos.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*