Como criar um pendrive de instalação do Mac OS X Yosemite

Como criar um pendrive de instalação do Mac OS X Yosemite

Neste artigo vamos mostrar como criar um pendrive de instalação bootável do Mac OS X Yosemite. Desta forma, você poderá atualizar diversos Macs de uma vez ou realizar uma instalação limpa sempre que for necessário, sem ter de baixar o instalador diversas vezes. Além disso, possuir um pendrive instalador do Mac OS X traz a vantagem de sempre ter à mão uma forma de recuperar um sistema com problemas.

Requisitos para o procedimento

Você vai precisar de:

  • Um pendrive de 16GB ou maior (pode funcionar em um de 8GB também). Ele será formatado, portanto todo o seu conteúdo será apagado.
  • O app Install OS X Yosemite.app no diretório de Aplicativos de seu Mac, o qual pode ser baixado da App Store – mas não deve ser instalado – feche o instalador assim que terminar o download do app.
  • Um Mac compatível com o Yosemite – verfique antes se seu Mac pode receber esse sistema operacional.

Link para download do app:
https://itunes.apple.com/us/app/id915041082?mt=12

Procedimentos:

1. Insira o pendrive a ser utilizado em uma porta USB disponível. Lembre-se de que todo o conteúdo do pendrive será apagado durante o procedimento.

2. Clique no Launchpad:

Mac OS X Yosemite Launchpad

3. Abra o Utilitário de Disco:

Utilitário de Disco - Mac OS X Yosemite

4. Com  o utilitário de disco aberto, clique sobre o pendrive no painel do lado esquerdo. Cuidado para não selecionar o disco rígido de seu Mac!:

Mac OS X Yosemite pendrive de boot

5. Clique agora na aba Apagar do lado direito da janela. Logo após, clique no botão “Apagar…” que aparece no canto inferior direito para excluir a partição do pendrive:

Formatar pendrive Mac OS X Yosemite

6. Será aberta uma caixa de diálogo perguntando se você tem certeza de que deseja apagar o disco. Confirme a exclusão das partições clicando no botão Apagar:

Formatar pendrive de boot Mac OS X Yosemite

7.  Vamos criar uma nova partição agora. Clique na aba “Partição”, e em “Leiaute da Partição” clique no menu drop-down e altere a seleção de “Atual” para  “1 Partição”:

Nova partição em pendrive Mac OS X Yosemite

8. Do lado direito, na seção Informações da Partição digite um nome para o dispositivo (como “pendrive”) e escolha o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico). Clique então no botão Opções…

Registro Cronológico Mac OS X Yosemite

9. Na janela de esquema de partição, selecione Tabela de Partição GUID e clique em OK. A caixa de diálogo será fechada. Clique então em Aplicar para realizar o procedimento.

Tabela de partição GUID no Mac OS X Yosemite

10. Para confirmar as seleções, clique em Partição na caixa de diálogo que aparece.

Pendrive de boot Mac OS X Yosemite

11. Aguarde enquanto o pendrive é particionado e formatado. Ao término da operação, feche o Utilitário de Disco.

Formatando pendrive de boot Mac OS X Yosemite

12. Após realizar esse procedimento, o pendrive estará pronto para receber os arquivos para instalação do Mac OS X Yosemite. Para isso, abra um Terminal (o terminal também está localizado no Launchpad).

13. Digite o comando a seguir no Terminal:

sudo  /Applications/Install\  OS\  X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia  –volume /Volumes/pendrive  –applicationpath /Applications/Install\  OS\  X\ Yosemite.app –nointeraction

Tome cuidado com os espaços, barras invertidas, hífens e letras maiúsculas e minúsculas. A palavra pendrive que aparece no comando é o nome que demos ao pendrive durante a criação de sua partição. Todas essas instruções fazem parte de um único comando, portanto somente pressione Enter ao terminar de digitar tudo. Se preferir, copie e cole o comando no terminal para evitar erros de digitação.

Pressione Enter. Entre com a senha do administrador se requisitado (provavelmente é sua própria senha). A senha não aparece no terminal quando digitada.

Aguarde agora, o procedimento pode levar vários minutos para completar.

Quando a operação finalizar, você verá as seguintes mensagens:

Pendrive formatado no Apple Mac OS X Yosemite

Procedimento realizado com sucesso! O pendrive está pronto para uso.

Para instalar o Yosemite, mantenha o pendrive na porta USB e reinicie o computador. Segure a tecla OPTION ao reiniciá-lo para acessar a tela do instalador. Vou mostrar esse procedimento completo no próximo artigo.

Até mais!

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Como criar um pendrive de instalação do Mac OS X Yosemite

  1. Amigo eu estou tentando criar esta instalação no meu hackintosh, porem dou esse comando no terminal e ele não faz nada pende a senha digito e ele volta a linha de comando normal sem fazer nada de processo, o que pode ser ?
    não cria instalação nenhuma

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*