Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia

Lógica de Programação – Funções de Manipulação de Strings (Literais)

Funções de Manipulação de Strings no VisualG

Funções de Manipulação de Strings

A maioria das linguagens de programação possui funções que permitem a Manipulação de Strings (caracteres / literais). Podemos estudar algumas delas em Lógica de Programação usando o VisualG.

Vamos aprender a utilizar algumas dessas funções para efetuar tratamento de strings.

Funções de manipulação de strings (caracteres) no VisualG

A tabela a seguir mostra as funções de manipulação de caracteres disponíveis no VisualG:

 
Função Significado
Asc(x : caractere) Retorna um número inteiro com o código ASCII do primeiro caractere da expressão.
Carac(x : inteiro) Retorna o caractere cujo código ASCII corresponda à expressão
Caracpnum(x : caractere) Retorna o inteiro ou real representado pela expressão matemática (ou valor numérico no formato literal) – converte caractere em numérico
Compr(x : caractere) Retorna um inteiro contendo o comprimento (quantidade de caracteres) da string
Copia(x : caractere; p, n : inteiro) Retorna uma string contendo uma cópia parcial da expressão, a partir do caractere p, contendo n caracteres. Os caracteres são numerados da esquerda para a direita, começando em 1
Maiusc(x : caractere) Retorna uma string contendo a expressão em maiúsculas
Minusc(x : caractere) Retorna uma string contendo a expressão em minúsculas
Numpcarac(x : inteiro ou real) Retorna a representação de x como uma cadeia de caracteres  (converte um tipo numérico para caractere)
Pos(seq, x : caractere) Retorna um inteiro que indica a posição em que a cadeia de caracteres (seq) se encontra dentro da cadeia x, ou zero se seq não estiver contida em x

Vamos ao exemplos de uso de algumas dessas funções no VisualG:

Convertendo para caixa-alta

var
  valor : caractere
  convertida : caractere
inicio
   leia(valor)
   convertida <- maiusc(valor)
   escreva (convertida)
fimalgoritmo

 

 Obtendo o código ASCII do caractere inicial

var
  palavra : caractere
  valor : inteiro
inicio
   escreval("Digite uma palavra:")
   leia(palavra)
   valor <- Asc(palavra)
   escreval ("O código ASCII da primeira letra de ", palavra, " é ", valor)
fimalgoritmo

Contando os caracteres da string

var
  palavra : caractere
  comprimento : inteiro
inicio
   escreval("Digite uma palavra:")
   leia(palavra)
   comprimento <- Compr(palavra)
   escreval ("A palavra ", palavra, " possui ", comprimento, " caracteres")
fimalgoritmo

 

Separando partes de uma string

var
   x, y, z : real
   data, dia, mes, ano: caractere
inicio
   escreval("Digite uma data:")
   leia (data)
   dia <- copia(data;1;2)
   mes <- copia(data;4;2)
   ano <- copia(data;7;4)
   escreval("Dia: " + dia)
   escreval("Mês: " + mes)
   escreval("Ano: " + ano)
fimalgoritmo

 

Localizando sequências de caracteres

var
   palavra : caractere
   sequencia : caractere
   posicao : inteiro
inicio
   escreval("Digite uma palavra:")
   leia(palavra)
   escreval("Digite uma letra ou sequência de caracteres:")
   leia(sequencia)
   posicao <- Pos(sequencia, palavra)
   escreval("O caractere foi encontado na posição ", posicao)
fimalgoritmo

 

Convertendo número em caractere

var
   numero : inteiro
   convertido : caractere
inicio
   escreval("Digite um número:")
   leia(numero)
   convertido <- NumpCarac(numero)
   escreval("O número convertido para caractere é ", convertido)
fimalgoritmo

Veja também: Variáveis e Tipos de Dados em Lógica de Programação

Você pode também assistir ao vídeo abaixo, do canal da Bóson Treinamentos no YouTube, onde explico os procedimentos descritos no artigo:

Sair da versão mobile